Como denunciar fake news no Facebook e no WhatsApp

1 min de leitura
Imagem de: Como denunciar fake news no Facebook e no WhatsApp
Imagem: Montagem com base em imagem do Notícias ao Minuto

As redes sociais e os aplicativos de mensagens são dois dos principais meios de informação e contato da atualidade, e praticamente todos nós acabamos utilizando ao menos um deles com certa frequência. Embora essa realidade traga várias vantagens, também vem acompanhada pelo problema da facilitação da difusão de notícias falsas – as chamadas fake news.

Em tempos de eleições, quando a difusão de informações enganosas pode ser particularmente nociva, isso se torna ainda mais perigoso. Por mais que as empresas responsáveis tomem medidas para evitar o compartilhamento de informações mentirosas, dificilmente conseguem acompanhar a velocidade de ação de defensores de ambos os lados do pleito.

Por esse motivo, plataformas como Facebook e WhatsApp oferecem recursos feitos para que os usuários ajudem a impedir a distribuição de notícias falsas. Caso você queira colaborar, pode seguir os passos abaixo para auxiliar na identificação de quem está compartilhando fake news.

No Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg permite que você denuncie postagens específicas. Quanto mais pessoas alertarem sobre postagens específicas, maiores as chances de que o responsável pelo compartilhamento seja devidamente punido. São quatro passos simples:

1 – Clique nos três pontos no canto superior direto da postagem com informações falsas;

Fake news Facebook

2 – Em seguida, clique em “Dar feedback sobre essa publicação”;

Fake news Facebook

3 – Na página seguinte, marque a opção “Notícia falsa” e depois clique em “ENVIAR”;

Fake news Facebook

4 – Antes de concluir, quem desejar pode bloquear, deixar de seguir, desfazer a amizade ou enviar uma mensagem privativa para a pessoa. Caso não queira fazer isso, basta clicar em “CONCLUIR”.

Fake news Facebook

No WhatsApp

O aplicativo de mensagens mais popular aqui no Brasil não oferece formas de denunciar links específicos, mas permite que os usuários alertem os responsáveis pelo serviço sobre pessoas ou grupos que estejam repassando fake news com frequência. Basta seguir os quatro passos abaixo:

1 – Com a conversa (do grupo ou de uma pessoa) aberta, clique no botão com três pontos no canto superior direito;

Fake news Facebook

2 – No menu, clique em “Mais”;

Fake news Facebook

3 – A seguir, clique na opção “Denunciar”;

Fake news WhatsApp

4 – Caso não deseje apagar as mensagens recebidas e sair do grupo ou bloquear o contato em questão, desmarque a caixa indicada antes de concluir o processo clicando em “DENUNCIAR”.

Fake news WhatsApp

Com esses passos, você terá feito a sua parte para dificultar a propagação de notícias falsas por meio do Facebook e do WhatsApp.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.