Resultados do Google Imagens agora vão mostrar créditos dos autores

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Imagem: theintercept/Other Means

A Google anunciou hoje (27) por meio de uma postagem em seu blog oficial que o seu buscador de imagens, o Google Imagens, está ganhando novas ferramentas. Agora, quando você buscar alguma foto, poderá acessar as informações de crédito desses arquivos com mais facilidade.

Para ver as informações de crédito em buscas por imagens no smartphone, você só precisará clicar em uma foto e, em seguida, procurar o menu de opções com três pontinhos. Tocando isso, você revelará um menu no qual será possível escolher “Créditos da imagem”.

google imagens

Nesse momento, o nome do fotógrafo é exibido, bem como a forma como ele deseja ser creditado. Designers e artistas digitais que produzem imagens em softwares de edição também terão esses dados mostrados ali.

Essas informações serão extraídas dos metadados dos arquivos de imagens publicados na web. Dessa forma, se um autor deseja ser devidamente identificado no Google Imagens, ele terá que ajustar suas câmeras e softwares de criação para preencher essas informações no arquivo.

A Google não falou ainda sobre como esses detalhes serão exibidos na busca de imagens no desktop, uma vez que a interface mobile — mostrada acima — é consideravelmente diferente. De qualquer maneira, esse recurso está sendo gradualmente distribuído para os usuários da busca da Google e pode demorar alguns dias até que você possa conferi-la.

Reformulação

Essa mudança faz parte de uma grande atualização no Google Imagens que a empresa vem fazendo a fim incentivar o trabalho de fotógrafos e artistas digitais. A ideia seria fazer com que os visitantes do buscador tenham mais respeito aos diretos de propriedade intelectual desses criadores.

Além disso, a empresa está melhorando o algoritmo de ranqueamento das imagens na busca e pretende integrar o Lens nesse recurso. No início deste ano, a empresa ainda removeu o botão “Ver imagem” dos seus resultados de busca para dificultar o download de fotos antes que o visitante acesse o site onde o arquivo foi originalmente publicado.

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