O YouTube serve não apenas como fonte de entretenimento, mas pode ser também um bom lugar para divulgar uma causa de caridade. Pensando nas pessoas que usam a sua influência na plataforma para angariar fundos para essas causas, a plataforma acaba de anunciar a ferramenta YouTube Giving. Ainda em fase Beta, o Giving tem como premissa básica facilitar a arrecadação de dinheiro para uma organização sem fins lucrativos.

Ele conta com um sistema de campanhas estilo financiamento coletivo convencional para se estabelecer uma meta de doações e tem até mesmo um esquema de comunidade, o que permite às organizações repetirem a mesma campanha junto a diferentes youtubers. Até mesmo o sistema de comentários pagos do YouTube, o SuperChat, poderá ser usado para angariar dinheiro para uma instituição de caridade.

Quando um youtuber quiser apoiar uma causa, o botão “Doar” aparecerá embaixo do player de seus vídeos. Ali estarão também uma barra de progresso para que todos saibam quanto já foi arrecadado e outras informações sobre a campanha. Vale lembrar que, obviamente, caberá sempre ao próprio criador de conteúdo decidir sobre qual causa ou instituição apoiar.

YouTubeYouTube Giving vai facilitar a arrecadação de fundos para caridade na plataforma de vídeo.

O período de testes se passa nos Estados Unidos e estão aptos a participar apenas algumas das organizações não lucrativas selecionadas entre aquelas amparadas por uma lei tributária específica dos EUA para este tipo de instituição.  O YouTube não infirmou se esse recurso chegará em algum momento a outros países.