CGI.br lança guia para evitar desinformação e “fake news” nas eleições

1 min de leitura
Imagem de: CGI.br lança guia para evitar desinformação e “fake news” nas eleições
Imagem: uol

Com as Eleições 2018 se aproximando, o pessoal do Comitê Gestor da Internet no Brasil ou simplesmente CGI.br, lançou um guia dedicado ao combate à desinformação na web. Isso inclui em grande parte o combate à disseminação de notícias falsas, as famosas fake news, que começam a aparecer ainda mais nos períodos eleitorais.

O guia “Internet, Democracia e Eleições” tem como objetivo informar a população e servir como referência para formuladores de políticas públicas, membros do Judiciário e representantes das empresas de Internet. A iniciativa reflete as preocupações do CGI.br com recentes escândalos envolvendo a disseminação de desinformação de forma coordenada, além da multiplicação de agressões direcionadas a grupos específicos.

A importância que a Internet assumiu para a política vem suscitando intensos debates nacional e internacionalmente

"A importância que a Internet assumiu para a política vem suscitando intensos debates nacional e internacionalmente. É essencial que o CGI.br contribua com essa discussão por meio do Guia, buscando o fortalecimento da democracia no País e um processo eleitoral transparente por meio da Internet", ressalta Maximiliano Martinhão, coordenador do CGI.br.

O material está dividido em cinco partes e inclui uma explicação sobre o funcionamento das redes sociais e o modelo de negócios adotado por várias empresas de Internet; questões relativas às eleições, a propaganda eleitoral e aos fenômenos de desinformação on-line; diretrizes que devem ser observadas pelos agentes empenhados no combate à desinformação; dicas para não ser vítima ou compartilhar notícias falsas, além da compilação de fontes de informação adicionais.

Caso você queira conferir algumas dicas sobre como evitar consumir e também repassar notícias falsas no dia a dia, acesse este link e leia o material do CGI.br. Caso você tenha interesse no guia completo, é possível fazer o download por aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.