Você pode até não curtir, mas os vídeos na vertical são cada vez mais comuns e "naturais" em toda a web, algo especialmente favorecido pelo uso massivo de smartphones para capturar imagens. A mais recente prova de que as imagens na vertical estão tomando conta vem direto do maior site de vídeos do mundo: o YouTube passa a se adaptar automaticamente a vídeos postados com essa orientação.

O anúncio foi feito na página de suporte da plataforma e indica que, a partir de agora, o reprodutor de vídeos do YouTube se adapta sozinho para oferecer a melhor experiência de acordo com o formato das imagens e com os tamanhos do monitor e da janela do navegador. Em suma, imagens em 4:3 e verticais perdem aquele fundo tradicionalmente preto, repetindo a cor do tema usado pelo usuário (branco se o tema é claro, cinza escuro se o tema é escuro).

Antes

YouTube

Depois

YouTube

A mudança já havia sido implementada nas versões mobile do YouTube tanto no Android quanto no iOS e, agora, chegam também ao desktop. Além de facilitar a vida de quem assiste a algo no YouTube, a novidade segue o padrão adotado recentemente pela Google de aproximar ao máximo a experiência de uso de seus serviços no desktop e no mobile.

Até mesmo os tradicionais vídeos horizontais na proporção 16:9 se beneficiam da mudança porque parte do espaço em branco ao fundo agora é utilizado para ampliar as imagens da postagem em si.

Apesar da confirmação de que a atualização já está no ar, como é de praxe com serviços da gigante da web, é possível que ela seja disponibilizada aos poucos ao grande público. Já mudou alguma coisa para você?