Novo ranking da internet fixa no Brasil coloca NET e TIM no topo

1 min de leitura
Imagem de: Novo ranking da internet fixa no Brasil coloca NET e TIM no topo
Avatar do autor

Um estudo realizado pela francesa nPerf, responsável por um teste de velocidade disponível na web e em aplicativos móveis, foi publicado nesta quarta-feira (18) e mostra as velocidades das conexões por internet fixa no Brasil durante todo o primeiro semestre de 2018.

De acordo com a nPerf, esse é o estudo do tipo com a maior amostra no país, com mais de 3 milhões de testes realizados durante o período de 1º de janeiro a 31 de junho deste ano.

Quando o assunto é velocidade de download, a NET ficou em primeiro lugar com uma média de 33.49 Mb/s, acima da média de velocidade nacional, que foi de 24.77 Mb/s. Vivo e TIM ficaram praticamente empatadas na segunda colocação, à frente da Algar Telecom e da Oi.

Um gráfico.

O estudo também mostra se elas conseguem manter essas velocidades constantes ao longo do dia. No gráfico abaixo, é possível ver que quase todas as operadoras enfrentam quedas nas velocidades médias durante o período de 18h às 22h, quando o uso é mais intenso. Enquanto isso, as melhores velocidades costumam ser registradas durante a manhã ou no meio da madrugada.

Um gráfico.

O cenário muda bastante quando o assunto é a velocidade de upload. Nesse ponto, a TIM passa a ocupar o primeiro lugar, seguida de perto pela Vivo. Além delas, a Algar Telecom também obteve números acima da média nacional de 6.84 Mb/s.

Um gráfico.

A TIM também fica em primeiro nos testes de latência, que medem o tempo de resposta durante a conexão entre o cliente e a rede. Nesse quesito, apenas a Oi teve desempenho pior que o da média do Brasil, que foi de 63,66 ms.

Um gráfico.

Em resumo, a NET se saiu melhor no download, enquanto a TIM ficou em primeiro tanto em upload como em latência. Em todos os casos, a Oi obteve os piores resultados. A análise da nPerf é que, das operadoras que foram avaliadas no teste, TIM, NET e Vivo oferecem os melhores serviços. Você pode conferir aqui o estudo completo, que contém mais detalhes da metodologia utilizada. Se quiser, você também pode realizar um teste de velocidade em nosso site.

Novo ranking da internet fixa no Brasil coloca NET e TIM no topo