Google explica acesso de terceiros aos seus emails do Gmail

2 min de leitura
Imagem de: Google explica acesso de terceiros aos seus emails do Gmail

Muita gente foi pega de surpresa ontem (3) após uma reportagem do Wall Street Journal afirmar que desenvolvedores de aplicativos para o Gmail têm acesso às mensagens da caixa de entrada dos usuários do email da Google. Depois da polêmica gerada pela divulgação dessa informação, a Google tratou de explicar como tudo isso funciona para tentar acalmar os seus clientes.

A companhia afirmou que ninguém na Google lê os seus emails e ainda levantou alguns pontos interessantes. O principal deles é o fato de que o usuário precisa autorizar para que um aplicativo de terceiros tenha acesso às informações do Gmail.

“Antes de um app que não é da Google esteja apto a acessar os seus dados, nós exibimos uma tela de permissões que mostra claramente os tipos de dados que ele pode acessar e como ele pode utilizar esses dados”, informou a empresa. “Encorajamos fortemente que você revise a tela de permissões antes de garantir acesso a qualquer aplicativo não Google”, prosseguiu.

Processo revisado

A Google garante, ainda, que todo aplicativo de terceiros que pleiteia a autorização para acessar as informações do Gmail é revisado pela companhia. Isso acontece para garantir que tais apps façam exatamente aquilo que prometem e tenham acesso apenas a dados relevantes para o seu propósito. A empresa informa que esse processo de revisão é contínuo e é refeito mesmo após a liberação inicial de um serviço de terceiros para o Gmail.

A companhia lembra, também, que a seção Verificação de Segurança da sua conta Google está disponível para informar possível falhas de privacidade em sua conta e mostrar a quais aplicativos você cedeu acesso às informações de sua conta. A função Apps com Acesso à Conta também é capaz de mostrar que aplicativos e serviços da web têm algum tipo de permissão para verificar e reter informações pessoais suas (sempre autorizados por você, é claro).

Anúncios e Gmail

Outro ponto levantado pela Google em suas explicações sobre a privacidade do Gmail está a questão dos anúncios. A companhia garante não ler o conteúdo de suas mensagens para transformar em publicidade, sendo a grande fonte de renda do Gmail a venda do email corporativo para empresas e organizações por meio do G Suite.

A resposta rápida da Google às polêmicas levantadas com a reportagem do WSJ indica que a empresa tenta seguir (ou ao menos mostrar) um caminho diferente do Facebook, que permitiu um acesso excessivo de terceiros a dados pessoais de usuários e acabou se vendo em um grande escândalo com a Cambridge Analytica.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.