Um recurso do Google Arts & Culture que encontra seu sósia em obras de artes já havia sido lançado em alguns países e, agora, chega ao Brasil. Chamado originalmente de “Is Your Portrait in a Museum?”, o app promete encontrar obras de arte que se pareçam com você. 

Com a ajuda de inteligência artificial, a comparação é feita a partir de selfies, e o recurso só pode ser utilizado em dispositivos móveis. E outra: não dá para aproveitar fotos que você já tenha armazenadas; é preciso tirar uma selfie no próprio aplicativo.

Ficou curioso? É bem simples e fácil

1. O app está disponível na Google Play e App Store. Procure por “Google Arts & Culture” e baixe-o. Ao abri-lo, a página inicial vai mostrar alguns destaques relacionados ao seu conteúdo de arte e cultura. 

2. Deslize a tela para baixo até encontrar o tópico “Pesquisar com sua selfie”. Toque em “Primeiros Passos”. Vai aparecer um texto explicativo sobre uso da sua foto. A mensagem esclarece que ela será armazenada pelo tempo necessário para o aplicativo realizar a pesquisa. Se você concordar com esses termos, clique em “I Accept”, para prosseguir.

3. O próximo passo é permitir que o aplicativo utilize sua câmera. O app também explica que o recurso é experimental. Deslize a tela para continuar.

4. Em seguida, é só tirar a foto, usando a câmera frontal ou a traseira. 

Pronto, o aplicativo encontra automaticamente o seu “sósia” entre obras de arte que estão no banco de dados do programa. Ao tocar na imagem, você pode ver o título e a que coleção ela pertence. 

O primeiro resultado é o mais compatível, mas dá para ver outros trabalhos parecidos com sua selfie. Você pode, ainda, compartilhar o resultado em suas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo: