É mentira! Governo não “cortará a internet” para desarticular caminhoneiros

1 min de leitura
Imagem de: É mentira! Governo não “cortará a internet” para desarticular caminhoneiros
Imagem: veja

Uma mensagem tem sido compartilhada largamente em grupos do WhatsApp em todo o Brasil nos últimos dias afirmando que o governo “cortaria todos os sinais de internet” no país nesta sexta-feira (25) com o objetivo de desarticular a greve dos caminhoneiros, que vem tendo impacto no abastecimento de combustível e de vários outros bens. Essa afirmação, contudo, é mentirosa.

De acordo com a reportagem do G1, a Anatel nega que o governo tenha qualquer intenção de cortar a internet. “O governo ou a Anatel não têm a capacidade de causar a queda ou corte do sinal de internet no Brasil. Assim, não há intenção de um corte na internet programado para hoje ou para os próximos dias”, disse a agência em um comunicado oficial.

Seria preciso bloquear todas as operadoras do país e dependeria de uma ordem judicial

Especialistas consultados pela publicação embasaram a afirmação da Anatel, indicando que não seria possível fazer esse suposto corte sem que a população ficasse sabendo por meios oficiais, uma vez que a justiça deveria ser envolvida. “Para fazer isso, seria preciso bloquear todas as operadoras do país e dependeria de uma ordem judicial. Para fazer com que todas as operadoras não trafegassem mais na intente, teria que existir uma ação com todas elas. Não há menor chance de isso ser algo viável”, explicou Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) ao G1.

Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento, por mínimo que seja, sobre o funcionamento da internet no mundo já poderia descreditar esse rumor. A rede mundial de computadores é bastante descentralizada, e para que haja algum bloqueio dessa dimensão — em redes via rádio, fibra, satélites e redes celular, como diz o boato no WhatsApp —, seria necessária uma cooperação entre praticamente todos os governos no mundo.

whatsapp boato

Mas caso algo do tipo realmente acontecesse, a repercussão negativa para o governo seria ainda maior do que tem sido a greve dos caminhoneiros. Ao longo dos anos, a economia brasileira passou a depender profundamente da internet. Um corte, mesmo que por um dia, geraria prejuízo inimaginável em todos os setores produtivos e de serviços, causando ainda mais descontentamento com o atual governo. Isso, claro, sem falar na ilegalidade da coisa toda, assim como as possibilidades de censura.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.