Uma pesquisa realizada pela ESET, empresa que trabalha no ramo de segurança e ameaças online, revelou que o brasileiro usa bastante a internet: mais da metade, 53%, passa mais de 6 horas por dia conectados. Os meios pelos quais as pessoas fazem isso, porém, são bem diversos, mas o Wi-Fi privado ainda é líder, com 57% dos acessos. Já 26,6% navegam na internet por meio de banda larga fixa e os 9,4% restantes usam os pacotes de dados móveis.

Em relação à segurança, muita gente ainda é vítima de golpes de todos os tipos realizados pela internet

Cerca de um terço (30%) das pessoas realizam esse acesso à internet usando celulares, mas 68% navega por meio dos computadores dos locais onde trabalham. Esse é a mesma quantidade de pessoas que prefere usar a internet através de um PC, enquanto que 26,6% tem o smartphone como meio favorito e a minoria, pouco mais de 7%, divide-se entre o uso da TV e do video game.

Quem se sente seguro?

Em relação à segurança, muita gente ainda é vítima de golpes de todos os tipos realizados pela internet. Das pessoas pesquisadas, pouco mais de um terço (34,6%) já foi vítima de alguma ameaça desse tipo. A maior parte delas foi vítima de phishing (23%), quando “pescam” seus dados pessoas de maneira criminosa pelo computador.

O pessimismo também continua alto: 85% das pessoas consideram que a segurança online é ruim e só tende a piorar. Como melhorar isso? O povo também tem a resposta: 97% das pessoas acham que as escolas deveriam educar os alunos para que evitem cair em golpes online.

Cupons de desconto TecMundo: