Os modos de abas ou janelas anônimas apareceram nos navegadores na última década e se tornaram presença obrigatória desde então, sendo utilizados também em outros tipos de programas, como teclados. O YouTube pode ser o próximo aplicativo a receber essa função, que permitirá ao usuário assistir aos vídeos sem que eles fiquem gravados no histórico ou sejam utilizados para as recomendações feitas pelo algoritmo da plataforma.

Quem notou que o Google está testando a nova função foi o site Android Police, que publicou algumas capturas de tela do aplicativo do YouTube para Android com a nova opção. Para acessá-lo, é necessário tocar na sua imagem de perfil que fica no canto superior direito e depois na opção “Turn on incognito” (Ativar anonimato).

Quando a opção está ativada, o ícone com a foto de perfil é substituído pelo mesmo desenho de aba anônima que aparece no Google Chrome. O aplicativo informa que a atividade dessa sessão será completamente apagada no momento em que ela for encerrada e as inscrições também ficam escondidas durante todo o período. Assim como no navegador, as atividades ainda podem ficar visíveis para o provedor ou responsável pela rede que está sendo usada.

Captura de tela do YouTube.

Esse modo anônimo deve apenas simplificar o acesso a algo que já pode ser feito no aplicativo do YouTube. Quanto ativadas, as opções “Pausar o histórico de exibição” e “Pausar o histórico de pesquisa”, disponíveis nas configurações, funcionam efetivamente como o novo modo. Ainda não há previsão para que a função chegue a todos os usuários.