O Facebook anunciou uma série de novidades nos últimos dias e o Tinder não será a única empresa que em breve terá a concorrência da rede social: documento do órgão que regulamente as telecomunicações nos Estados Unidos indica que companhias que enviam satélites ao espaço também devem ter uma nova rival em breve.

Tudo indica que o Facebook desenvolve secretamente o seu próprio satélite de internet. O documento em questão informa que a empresa PointView Tech LLC busca autorização da FCC para enviar um satélite de internet ao espaço e, de acordo com o site IEEE Spectrum, tal companhia é, possivelmente, uma subsidiária da rede social.

De acordo com a solicitação, o satélite seria capaz de emitir sinais de rádio de ondas milimétricas de alta frequência, o mesmo tipo de tecnologia utilizada por equipamentos associados à rede móvel 5G.

PointView = Facebook?

Você também deve estar se perguntando qual seria o indício da suposta ligação entre as duas companhias. Segundo a publicação, ambas utilizam o mesmo escritório de advocacia para fazer solicitações ao órgão do governo dos Estados Unidos, além do fato de o endereço da antena de recepção da PointView em Los Angeles ser na mesma região dos novos escritórios da rede social.

Se de fato o “satélite secreto” do Facebook se concretizar, Mark Zuckerberg pode passar a atuar em um mercado que atualmente já estão companhias como SpaceX, de Elon Musk, e OneWeb, de Richard Branson, o empresário britânico fundador do grupo Virgin.

Vale lembrar que o Facebook já apresentou alguns planos de levar internet aos rincões do planeta há alguns anos, mas sempre por meio de parcerias e nunca dando qualquer indício de que entraria no mercado de telecomunicações de fato. Será que esse ramo será explorado de fato por Zuckerberg em um futuro próximo?

Cupons de desconto TecMundo: