Tudo bem que a realidade virtual (RV) ainda não emplacou como os fabricantes e desenvolvedores almejam, mas fato é que todo mundo está de olho no futuro da experiência imersiva em ambientes virtuais. A Mozilla é uma das companhias interessadas e acaba de lançar uma rede social nessa direção, com uma plataforma aberta e que funciona com todo tipo de dispositivo, diretamente pelo navegador.

Novidade é amigável para quem nunca tentou usar a realidade virtual

Para testar — e essa é uma viagem beta mesmo — é simples: basta visitar o Hubs, escolher um nome para seu avatar e entrar em uma sala digital. Para interagir com outras pessoas é só copiar o endereço e compartilhar com quem você quiser. Aliás, essa facilidade é uma das coisas que a companhia faz questão de se gabar.

A Mozilla tem razões para isso: a novidade é compatível com todos os headsets (como Oculus Rift, HTC Vive, Daydream e Cardboard) e é amigável para quem nunca teve contato com a RV — é só colar a URL no Firefox ou no Chrome e sair dando rolê com sua galera usando somente o mouse e o teclado ou a tela sensível ao toque.

hubs mozilla

A iniciativa faz parte da tentativa de popularizar a RV, já que a realidade aumentada ultimamente tem tido mais atenção, devido ao apelo comercial. A lógica é simples: quanto mais gente estiver surfando nos cenários cibernéticos, mais audiência e propostas podem surgir por ali. Os desenvolvedores usam o conjunto de aplicações JavaScript WebVr, que é escrito em código aberto e é acessível a uma ampla gama de opções.

Caso faça sucesso, o Hubs pode crescer para outras frentes. “Usar a web como plataforma oferece às pessoas melhores opções de acessibilidade. Os usuários não deveriam ficar presos a uma plataforma ou dispositivo. Elas deveriam estar aptas a se conectar e interagir com a rede, independemente da forma que ela cresça.”