O YouTube Kids se envolveu em algumas polêmicas nos últimos tempos ao veicular conteúdos definitivamente não direcionado para crianças. Visando evitar que isso se repita, a Google anunciou ontem (25) duas novidades bastante significativas: a presença de curadoria humana de conteúdo e também um maior controle parental sobre o que os pequenos veem na plataforma dedicada a eles.

Curadoria humana

Os parceiros do YouTube Kids vão selecionar uma série de canais confiáveis das mais diversas áreas de conteúdo infantil a fim de criar listas que podem ser acompanhadas pelas crianças. Este recurso entra em vigor já nesta semana.

“Isso facilita para os pais que apenas escolhem as coleções de canal e tópicos que querem que as suas crianças acessem”, explica o diretor de produtos do YouTube Kids James Beser. “É só ir às definições de perfil e escolher entre as coleções disponíveis como Oficinas da Vila Sésamo e PBS KIDS”, complementa o executivo, garantindo ainda a adição de novas coleções com o tempo.

YouTube KidsYouTube Kids ganha novidades para garantir a diversão e a segurança das crianças.

Mais controle parental

Outra novidade anunciada hoje deixa os pais no controle total da situação. Segundo Beser, a ideia é permitir que eles “selecionem especificamente cada vídeo e canal disponível no aplicativo de seu filho”. Com isso, são os responsáveis pela criança que criam a programação, evitando a aparição de indicações na tela. A novidade não tem data exata para começar a funcionar, mas chega neste ano.

Já nesta semana, porém, os pais ganham um novo recurso para proteger seus filhos: a possibilidade de limitar a ferramenta de busca do aplicativo. Atualmente, o YouTube Kids permite que caixa de pesquisa seja desabilitada, então, a partir de agora, será possível deixar essa função ativa, mas atuando dentro de um círculo controlado pelos adultos responsáveis.

O YouTube Kids está disponível para Android e iOS.

Cupons de desconto TecMundo: