Torne-se um expert no Google Lens: 10 funções essenciais da ferramenta

3 min de leitura
Imagem de: Torne-se um expert no Google Lens: 10 funções essenciais da ferramenta

Nos últimos anos, a gigante das buscas tem se mostrado muito interessada em utilizar o aprendizado de máquina para ajudar os usuários em tarefas e funções do dia a dia. Boa parte de seus serviços já utiliza essa tecnologia para oferecer uma experiência positiva e divertida – a exemplo do Google Assistente, que consegue realizar diversas tarefas e ainda conta piadas se você quiser.

O Google Lens, que antes estava disponível somente para dispositivos da linha Google Pixel, atualmente está integrado ao Google Fotos em aparelhos Android e iOS e é capaz de auxiliar você com informações contidas em alguma foto ou imagem que você registrou.

Neste artigo, você vai descobrir 10 funções da ferramenta; algumas são tão interessantes que você vai ficar encantado com a inteligência. Para visualizar a opção do Google Lens, primeiramente você precisa definir o idioma de seu dispositivo para inglês.

Para acessar Google Lens, pressione e segure o botão de Início em seu dispositivo e toque na pequena bandeja no canto superior direito da tela (se você não conseguir visualizar o botão Google Lens, talvez seu dispositivo não seja compatível). Você também pode acessar a ferramenta através do Google Fotos. Basta abrir uma foto e clicar no botão do Google Lens.

1 - Identifique cães e gatos

Lançada recentemente, essa função tem como objetivo identificar a raça de cães e gatos, mostrando detalhes sobre ela. É possível que ela exiba mais de um tipo de raça, tendo em vista que algumas podem se assemelhar a outras.

1

2 - Busque informações em cartões de visita

Nesta opção, o Google Lens vai analisar os textos contidos em um cartão de visita, panfleto ou até mesmo cartões de crédito, por exemplo. Dependendo da qualidade e do modo como a foto for tirada, é possível que algumas informações não sejam exibidas corretamente.

3 - Capture detalhes e informações visuais

Semelhante à opção anterior, você também pode utilizar a câmera do seu dispositivo para identificar informações contidas em outdoors, fôlderes e cartazes de eventos, tais como data, hora, local, dentre outros. Você ainda tem a possibilidade de adicionar um lembrete ou evento ao Google Agenda, com base nessas informações.

4 - Desvende a história da arte

Está diante de uma obra de arte e não tem mais informações sobre ela? Use o Google Lens! Essa função não está 100% completa e precisa de uma base de dados maior, no entanto obras mais populares podem ser detectadas pela ferramenta.

2

5 - Julgue um livro pela capa

Com o Google Lens, talvez você possa julgar um livro pela capa. Se a capa de algum livro for publicada online, você pode usar o Google Lens para obter a sinopse de uma obra, além de ter acesso algumas vezes às avaliações de outros usuários.

6 - Guia turístico inteligente

Não dá para saber o nome de todos os edifícios e pontos turísticos espalhados pelo mundo. Usando o Google Lens, você terá acesso às informações desse local, desde que o capture de um ângulo a partir do qual consiga abranger toda a frente do monumento.

7 - Identifique plantas

O Google Lens é capaz de identificar alguns tipos de plantas ou flores. Talvez esta seja uma boa opção para saber o nome de alguma planta do quintal ou do jardim de sua residência.

8 - Tradução de imagens

Semelhante à câmera do Google Tradutor, ao apontar a câmera do Google Lens para uma placa em qualquer outro idioma, essa função será capaz de traduzi-la instantaneamente para o inglês.

3

9 - Lembrar disso

Você pode considerar essa opção semelhante a qualquer outra foto capturada pela câmera, mas a diferença da função “Lembrar disso” é que as imagens que você salva assim ficarão registradas em sua conta Google, em Minha atividade.

10 - Seu histórico do Google Lens registrado

Todas as consultas ou pesquisas feitas através do Google Lens estarão disponíveis em sua conta Google. Acesse o painel Minha atividade usando o filtro do Google Lens para ter acesso ao que foi pesquisado na ferramenta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.