Google Docs: confira 5 dicas para facilitar o uso do editor

2 min de leitura
Imagem de: Google Docs: confira 5 dicas para facilitar o uso do editor

Google Docs é, com certeza, uma ferramenta que facilita a vida de todos: afinal, há algo mais prático do que armazenar os arquivos na nuvem e poder editá-los de qualquer lugar? Além disso, outra grande facilidade desse editor de textos é a possibilidade de compartilhar arquivos com colegas, para que eles possam modificá-los em tempo real. Pois é, há diversos recursos disponíveis no Google Docs, mas será que você conhece todos eles? Descubra alguns truques que vão deixar a edição mais simples: 

1. Digitação por voz

1

Imagine que você está com as mãos ocupadas ou simplesmente possui um áudio bem longo para transcrever. Nada melhor do que a digitação por voz nessas horas, certo? Basta que você clique em "Ferramentas", no menu superior, e, em seguida, selecione "Digitação por voz".

2. Adicionando fontes

2

Não, você não precisa se limitar apenas às fontes disponíveis no editor de textos. Para adicionar novas fontes, basta clicar aqui para acessar a biblioteca de fontes do Google. Quando você achar alguma que fique bacana no seu documento, é só clicar no sinal de "+" ao lado dela, para adicioná-la ao Docs. E pronto!

3. Traduzindo documentos 

Há uma língua que você não domina no documento? Calma, o Google Docs possui recursos nativos de tradução. Para utilizá-los, copie e cole todo o texto que precisa ser traduzido. Depois, clique em "Ferramentas" e selecione a opção "Traduzir documento". Quando a tradução for finalizada, um novo documento será criado na outra língua. 

3

4. Editando documentos offline 

4

Se você pensou que era possível editar seus documentos apenas quando estivesse conectado à internet, se enganou. O Google Drive possui a possibilidade de edição offline, de modo que as alterações serão sincronizadas assim que o usuário se conectar a alguma rede. Para habilitar o recurso, clique aqui para abrir a página inicial do Google Documentos. Depois, clique no menu no canto esquerdo da página e selecione "Configurações". Então, é só arrastar a chave para liberar a edição offline.

5. Seja amigo dos atalhos  

5

Uma boa ideia é começar a utilizar os atalhos do teclado, que podem ajudar a deixar as coisas mais rápidas e simples. Quer alguns exemplos? Basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + C para verificar a quantidade de caracteres ou palavras digitadas no documento. Caso você queira colar um texto sem formatação, pressione Ctrl + Shift + V. Para deixar o texto justificado, selecione-o e pressione Ctrl + Shift + J. Para acessar a lista completa de atalhos, clique em “Ajuda” e selecione o item “Atalhos do teclado”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.