Google vai descontinuar seu encurtador de links goo.gl

1 min de leitura
Imagem de: Google vai descontinuar seu encurtador de links goo.gl
Imagem: hoole

A Google anunciou hoje (30) que o seu encurtador de links, o goo.gl, será descontinuado a partir de 2019. A ferramenta permitia criar links mais fáceis de digitar e de compartilhar do que os links reais gerados por redes sociais e outros sites de grande porte.

De acordo com a empresa, os links já criados com seu encurtador continuarão funcionando indefinidamente, mas, a partir do dia 13 de abril, somente usuários que já possuem conta ativa no goo.gl poderão criar novos endereços resumidos para compartilhamento. Depois disso, em 30 de março de 2019, o serviço será encerrado por completo, não havendo mais a possibilidade de criar ou mesmo gerenciar links.

A internet mudou

A empresa explica que, desde de 2009, quando lançou o serviço, a internet mudou muito, e a forma de compartilhamento por links curtos também. Por isso, a empresa não vê mais sentido em continuar mantendo sua plataforma goo.gl, uma vez que a própria Google tem alternativas mais completas.

“Nosso encurtador de links tem sido uma ótima ferramenta e estamos orgulhosos de tê-la construído. Conforme olhando para o futuro, estamos animados com as possibilidades do Firebase Dynamic Links, especialmente no que toca à plataforma de detecção dinâmica e que sobrevivem ao processo de instalação de apps. Esperamos que você esteja animado também.”

Com o fim do tradicional goo.gl se aproximando, se você pretende começar a utilizar o Firebase Dynamic Links da Google, confira mais informações sobre o serviço aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.