Está sem WiFi? Calma, ainda dá para ver vídeos do YouTube economizando 3G

1 min de leitura
Imagem de: Está sem WiFi? Calma, ainda dá para ver vídeos do YouTube economizando 3G

Imagine a seguinte situação: você está esperando numa fila bem demorada e precisa de algo para se distrair. Nada melhor do que ter alguns vídeos bacanas para assistir em seu smartphone, né? O problema é que, caso não haja WiFi disponível, abrir o YouTube pode ser um problema; afinal, como fica o pacote de dados do seu celular?

Felizmente, há algumas ações bem simples que você pode realizar para ajudar a diminuir o consumo de dados móveis na hora de assistir a algum vídeo. Confira:

Utilizando o ajuste automático de resolução

Considerando que você não possui uma conexão WiFi para assistir a seus vídeos na melhor qualidade possível, uma boa pedida pode ser deixar o conteúdo nas resoluções mais baixas, com o ajuste automático de resolução. Se você utiliza um smartphone Android, basta seguir os seguintes passos:

  • Abra o app do Youtube.
  • Toque na sua foto, localizada no canto superior direito da tela.

1

  • Depois, selecione o item "Configurações".
  •  Agora, toque em "Gerais".

2

  • Para finalizar, ative a opção "Limitar dados móveis".

3

No caso do iOS, uma possibilidade é acessar as configurações e selecionar a opção para que os vídeos em HD sejam reproduzidos apenas quando o smartphone estiver conectado à WiFi.

Outra dica importante é desativar a reprodução automática dos vídeos. Depois de seguir os passos que mostramos neste item, os vídeos realmente vão consumir menos dados móveis, mas imagine mais e mais conteúdo sendo reproduzido continuamente? Não é algo bom para seus dados, né? Assim, é interessante desativar a reprodução automática para evitar gastar a franquia sem necessidade. 

Utilizando o YouTube Go

Se você possui um smartphone com Android, uma boa dica é instalar o YouTube Go em seu smartphone. Essa versão mais leve da plataforma de vídeos tem um recurso bem interessante, que é o download de conteúdo para assistir offline — com o diferencial de que o usuário pode escolher a qualidade desejada do vídeo.

  • Abra o app YouTube Go.

4

  • Pesquise o vídeo desejado.

5

  • Quando você tocar no vídeo para assisti-lo, aparecerá uma janela com diversas opções de qualidade. Escolha a que for melhor para você.
  • Toque no botão "Baixar".

6

Os vídeos baixados estarão na guia "Salvos", prontos para serem assistidos. Contudo, vale lembrar que não são todos os vídeos que podem ser baixados para serem assistidos posteriormente. 

7

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.