Vídeos sobre teorias de conspiração aparecem no YouTube Kids

1 min de leitura
Imagem de: Vídeos sobre teorias de conspiração aparecem no YouTube Kids
Imagem: youtube

De acordo com informações publicadas neste fim de semana pelo Business Insider, o YouTube Kids — uma versão do YouTube desenvolvida especialmente para crianças — estaria mostrando vídeos sobre teorias de conspiração em seus resultados de buscas. A plataforma infantil, teoricamente, deveria apresentar apenas conteúdo educativo e de entretenimento para crianças jovens, tudo o que teorias da conspiração não são.

Entre as conspirações encontradas no YouTube Kids pelo Business Insider, havia publicações defendendo a ideia da Terra plana, argumentando que o pouso na Lua pela NASA foi falso e — por mais incrível que possa parecer — dizendo que o nosso planeta é governado por criaturas híbridas de humanos e “reptilianos”.

O periódico ainda relatou que, ao pesquisar “UFO” no YouTube Kids, as crianças poderiam encontrar vários vídeos de brinquedos replicando discos voadores e coisas do tipo, mas um dos primeiros resultados trazia um suposto OVNI interagindo de alguma forma com a trilha de fumaça de um avião jato. Ao clicar nesse vídeo, a equipe do Business Insider ainda conferiu um bocado de vídeos recomendados falando mais sobre teorias de conspiração, ETs e discos voadores.

Antes da publicação, o YouTube foi informado sobre o problema e removeu o dito vídeo YouTube Kids. A empresa ainda emitiu um comunicado oficial a respeito do tema. Confira na íntegra:

Não existe um sistema perfeito, e, às vezes, nós erramos a mão. Quando isso acontece, temamos atitudes imediatas para bloquear vídeos

“O app do YouTube Kids abriga uma variedade de conteúdo que inclui vídeos enriquecedores e de entretenimento para a família. Esse conteúdo é verificado usando sistemas treinados por humanos. Dito isso, não existe um sistema perfeito, e, às vezes, nós erramos a mão. Quando isso acontece, temamos atitudes imediatas para bloquear vídeos ou, quando necessário, canais no aplicativo. Vamos continuar trabalhando para melhorar a experiência do YouTube Kids”.

O YouTube vem comentando em várias oportunidades que vai aumentar a sua equipe de moderadores humanos não apenas para impedir que conteúdo inapropriado apareça no app infantil, mas também para filtrar vídeos como o de Logan Paul sobre a floresta do suicídio, entre vários outros que acabam chegando à capa do site com conteúdo questionável. Ainda assim, parece que essa contratação ainda não surtiu efeitos, e o YouTube não deu mais detalhes sobre isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.