Ah, Netflix... Nossa tão amada plataforma de séries e filmes. E pensar que o serviço como conhecemos hoje só existe graças a muitas tecnologias que surgiram há poucos anos. Parece difícil imaginar que poderia funcionar uma década atrás; que dirá então nos anos 90, não é? Bem, o pessoal do canal Squirrel Monkey, do YouTube, lançou um vídeo mostrando que a ideia seria, sim, possível – embora nada eficiente como vemos hoje.

O vídeo, que promete tirar muitas risadas para quem já usava a internet lá na época do Windows 95, é basicamente uma paródia impecável dos VHS educacionais de tecnologia da época, ensinando todo o processo para ter acesso à Netflix.

Pode ter certeza, é claro, que esse não é um trabalho fácil: são nada menos do que 12 passos envolvidos, que vão desde acessar o site oficial da empresa a fazer seu cadastro (e esperar as várias semanas necessárias para receber sua conta), instalar o programa, escolher seu tipo de conexão... Dá para ter uma ideia.

Para deixar tudo ainda mais engraçado, claro, o vídeo ainda é incrivelmente fiel ao visual dos computadores da época, das páginas de internet à suposta interface da Netflix. Isso sem falar na presença da clássica opção de moldura para vídeos de menor qualidade e os downloads que levavam metade de um dia. Pensando por esse lado, talvez toda essa nossa nostalgia não seja das mais sensatas...

Vale lembrar, por fim, que essa não é a primeira brincadeira feita pelo canal com um grande software que usamos hoje em dia: entre várias outras, a página já chegou a mostrar como seria a Siri feita em 1987.

Cupons de desconto TecMundo: