Imagem de: Reddit admite ter sido alvo de ação russa que influenciou eleição nos EUA

Reddit admite ter sido alvo de ação russa que influenciou eleição nos EUA

1 min de leitura
Avatar do autor

Demorou, mas veio à tona. Steve Huffman, executivo-chefe do Reddit, admitiu, enfim, que a rede social também foi palco da interferência russa na última corrida eleitoral norte-americana, quando Donald Trump foi eleito. Em comunicado oficial, Huffman revelou que “centenas de contas suspeitas”, todas de origem russa, foram identificadas e removidas da rede entre os anos de 2015 e 2016.

O Reddit estava na mira das investigações sobre a eleição presidencial nos Estados Unidos desde que o senador americano Mark Warner sugeriu, em setembro do ano passado, que as buscas de evidências da ação russa fossem além das fronteiras do Facebook e do Twitter – as duas redes sociais mais expressivas, que concentram o maior número de casos relacionados ao escândalo.

Steve HuffmanSteve Huffman, executivo-chefe do Reddit. Reprodução/AOL

O alerta veio na sequência de um vazamento que revelou o envolvimento da Internet Research Agency, empresa russa conhecida como “fábrica de trolls”, em ações que tentavam influenciar positivamente, de maneira sistemática, a reputação de Donald Trump em diferentes subreddits. Os documentos, a que o Daily Beast teve acesso, indicam que a IRA pode ter atuado da mesma maneira no Tumblr, por meio de pelo menos 21 contas que puderam ser rastreadas.

No comunicado do Reddit, Huffman admitiu que o silêncio da empresa sobre o caso é “frustrante” e que a rede “leva essas questões a sério e está colaborando com as autoridades”.

Para entender o escândalo

A Rússia está sendo investigada pela disseminação digital de fake news que podem ter influenciado a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos em 2016. Ao que tudo indica, a divulgação patrocinada de notícias falsas em apoio ao candidato pode ter interferido no resultado das eleições – fato que deixou as autoridades em alerta e provocou um verdadeiro racha na sociedade norte-americana.

As novas evidências devem permitir confirmar quem, além dos russos, está envolvido no escândalo.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Reddit admite ter sido alvo de ação russa que influenciou eleição nos EUA