IAs da Google ajudam você a brincar, estudar e compreender artes

1 min de leitura
Imagem de: IAs da Google ajudam você a brincar, estudar e compreender artes
Imagem: Google/Art Palette

A Google acaba de lançar novas ferramentas de IA que prometem tornar mais divertida a maneira como interagimos com a arte. Começamos pelo Art Palette, um aplicativo online que permite a você encontrar os mais variados tipos de quadros, pinturas, estátuas e até instalações inteiras de acordo com um conjunto de cores definido por você. É só escolher os tons através da interface e ver as dezenas de sugestões mostradas.

Já a segunda ferramenta tem como objetivo transformar as toneladas de imagens da famosa revista LIFE em uma enciclopédia visual. A ideia do LIFE Tags é simples: ao abrir a página, você confere uma lista gigantesca de termos em ordem alfabética; tudo o que você precisa fazer é clicar em um dos itens para que a ferramenta não apenas traga uma definição rápida da Wikipedia, como também mostre uma série de fotos relacionadas ao assunto.

Por último, mas não menos importante, temos o MoMA, uma ferramenta que já se mostrou de enorme ajuda para curadores de artes no Museu de Arte Moderna de Nova York. Isso porque a IA usa de um bocado de aprendizado de máquina para ser capaz de identificar qualquer arte mostrada para ele. Graças a isso, o famoso museu já foi capaz de catalogar as mais de 30 mil artes mostradas por eles desde suas primeiras exposições em 1929, e você, por sua vez, pode conferir os itens catalogados por essa tecnologia.

É claro que essas, apesar de tudo, são aplicações bastante específicas da IA no mercado – e com foco distante do público geral. Mesmo assim, visto o quão úteis elas podem se mostrar, não é difícil imaginar que a Google queira criar cada vez mais tecnologias como essas para tirarmos proveito. Agora é esperar para ver.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.