Uma empresa chamada PureLiFi, uma das pioneiras no desenvolvimento do padrão de comunicação conhecido como LiFi, está demonstrando na MWC 2018 uma capinha de celular pouco convencional. O acessório conta com um receptor LiFi que garante ao aparelho conectividade com a internet através da luz do ambiente.

É como se você pudesse transformar um roteador em uma lâmpada

O LiFi, em contraposição ao WiFicomum, é um padrão de comunicação que transmite dados através da variação de sinais de luz, que podem ser emitidos por lâmpadas de LED sem que o olho humano perceba qualquer diferença ou “piscada”. Em outras palavras, é como se você pudesse transformar um roteador em uma lâmpada.

A tecnologia é considerada mais segura que o WiFi tradicional porque a luz é muito mais fácil de conter em um ambiente fechado do que as mais tradicionais ondas de rádio, que se propagam contornando praticamente todo tipo de obstáculo até perder sua força. Dessa maneira, somente pessoas dentro de um ambiente específico poderiam ter acesso à conexão LiFi, enquanto, no WiFi, a situação é bem mais complicada.

purelifi

Entenda melhor como funciona o LiFi.

Apenas demonstrando

Seja como for, a PureLiFi está apenas demonstrando que o conceito do LiFi pode ser aplicado em qualquer tipo de dispositivo, incluindo um Galaxy S5 antigo. Contudo, o receptor da tecnologia ainda é muito grande para ser embutido em um aparelho móvel. Por isso, a empresa tem como objetivo de longo prazo miniaturizar esses equipamentos.

A PureLiFi espera ver seus dispositivos integrados em smartphones dentro dos próximos três anos

Por enquanto, a PureLiFi acredita que a implementação desse padrão poderá ser mais adequada em notebooks. Por isso, a empresa inclusive apresentou um adaptador LiFi USB que poderia ser utilizado com um PC disponível em seu estande na MWC 2018, que acontece em Barcelona.

De acordo com o Digital Trends, a PureLiFi espera ver seus dispositivos integrados em smartphones dentro dos próximos três anos, e a empresa explica que já tem várias parcerias com a indústria sendo formadas. Contudo, a companhia não pôde discutir os nomes ou detalhes de nenhuma outra companhia do setor que estaria interessada no LiFi.  

Cupons de desconto TecMundo: