Google passa a combater fake news em “Snippets” dos resultados de busca

1 min de leitura
Imagem de: Google passa a combater fake news em “Snippets” dos resultados de busca
Imagem: cnet

Em uma publicação em seu blog oficial ontem (30), a Google explicou que está remodelando a função "Snippets" dos resultados da sua ferramenta de buscas. Entre várias melhorias, a empresa explica que está aperfeiçoando seus algoritmos para evitar que notícias falsas — vulgas "fake news" — sejam mostraras na função e confundam usuários.

Os Snippets são aquelas caixas de texto descritivas que trazem resultados bem específicas às suas perguntas. Se você digitar no Google "qual é a composição do sol", o primeiro elemento será um Snippet com um fragmento de texto vindo de um artigo que possui a resposta exata para isso.

google snippet

Criadores de notícias falsas, entendendo o funcionamento desse recurso, começaram a fabricar artigos fraudulentos que traziam respostas diretas e erradas a perguntas comumente pesquisadas no Google. Assim, esses autores conseguiam colocar informações falsas nos Snippets do buscador e espalhar boatos, o que acabou gerando problemas para a empresa. Informações ofensivas também foram flagradas em Snippets no fim do ano passado.

Queremos oferecer aos usuários visibilidade e acesso a essas perspectivas a partir de múltiplas fontes

Além de agora conseguir evitar fake news, o recurso também poderá trazer mais de uma resposta resumida para os internautas. “Frequentemente existem perspectivas legítimas e diversas oferecidas por publicações, e nós queremos oferecer aos usuários visibilidade e acesso a essas perspectivas a partir de múltiplas fontes”, disse Matthew Gray, líder da equipe por trás dos Snippets na postagem no blog oficial.

Também foram incluídas ferramentas interativas para que as pessoas que usam o recurso possam tirar dúvidas com poucos cliques ou enviar feedback para a Google sobre determinado Snippet que possa conter algum erro ou coisa do tipo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.