Invisível! 5 dicas para apagar seus rastros na internet

2 min de leitura
Imagem de: Invisível! 5 dicas para apagar seus rastros na internet

Já faz um bom tempo que empresas têm usado as redes sociais das pessoas para verificar o perfil de candidatos para empregos. Não só os recrutadores, mas seus colegas de profissão podem estar de olho em suas publicações para avaliar se você de fato se encaixa em alguma oportunidade. Por isso, torna-se tão necessário o cuidado com o que deixamos disponível sobre nós na internet, em geral.

Quando colocamos algo na web, principalmente nas redes sociais, aquele conteúdo fica à disposição e em domínio público. Fazer uma boa pesquisa e apagar o seu rastro que já não interessa é uma ótima atitude para zelar por sua imagem e não perder oportunidades. Outra preocupação nesse sentido é com relação às empresas, que com fins comerciais se apropriam de vários dados pessoais quando abrimos conta em suas plataformas.

O melhor conselho quanto a isso ainda é ter em mente as consequências do que pode ser dito ou exposto por você e colocar sempre o conteúdo de forma consciente. Com relação ao passado, existem algumas medidas que podemos tomar para apagar e ter mais controle do que já foi compartilhado.

1. Buscadores

O primeiro passo é rastrear a si mesmo em buscadores como Google, Yahoo e Ask, por exemplo. Com isso, mapear todo o conteúdo que está exposto sobre você, na web. Há tantas plataformas das quais já fizemos uso que é possível que já tenhamos perdido o rastro de tudo que está por aí. Ao encontrar algum conteúdo que não deve mais estar à disposição de todos, entre na plataforma onde ele foi inserido e realize a limpeza.

2. Verifique mensagens escritas

Entre em todos os perfis de redes sociais e chats que costuma e costumava usar e verifique as mensagens que foram escritas por você. É possível que encontre muita coisa que já não interesse atualmente estar à disposição. Leve em conta que, mesmo utilizando um nome fictício, um avatar, algumas pessoas podem ser capazes de relacioná-lo a você e utilizar essas informações com o objetivo de te expor ou prejudicar.

2

3. Elimine usuários antigos

Será que é mesmo interessante deixar aquele fotolog ou aquele blog antigo, da época da adolescência, em modo público? Entre em todas as redes sociais e plataformas antigas e avalie se não é interessante apagar temporariamente ou de vez o seu perfil, eliminando o rastro nesses sites que levam a você.

4.  Confira a exclusão definitiva

Caso tenha decidido apagar o seu rastro de algum site ou rede social, certifique-se de que não está fazendo uma exclusão temporária do perfil. Em algumas situações, é necessário fazer um pedido formal de exclusão definitiva dele. Por exemplo, ao cancelar sua conta no Facebook e Twitter, confira se nos buscadores não aparecem resultados com algumas cópias do conteúdo.

3

5. Evite ser hackeado

Para evitar ser hackeado e ter suas informações roubadas, é muito importante ter senhas realmente fortes. Os especialistas recomendam aquelas que combinam letras a números e, se quiser deixar mais seguro ainda, usar letras maiúsculas e minúsculas também. Alguns sites ainda dão a opção de verificação em dois passos. Nesse caso, além da sua senha normal, para acessar a plataforma será necessário colocar uma segunda senha, enviada no momento do login, ao seu celular.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.