O serviço de TV por assinatura do YouTube, presente somente nos Estados Unidos, já tem cerca de 350 mil pagantes, de acordo com o site da CNBC. O número ainda é bastante inferior ao da concorrente Hulu with Live TV, por exemplo, que já soma mais de 450 mil. O YouTube TV estreou em abril de 2017, e o Hulu with Live TV chegou 1 mês depois. Ambos estão conquistando milhares de assinantes em poucos meses de atuação, embora o catálogo da Hulu seja maior, com mais de 50 canais e opções on-demand.

O YouTube, assim como o Hulu, está tentando entrar na briga pela audiência pela TV a cabo nos EUA. O grande diferencial desses players de streaming está nos recursos e aplicativos que permitem maior interação e conectividade, itens essenciais para conquistar gerações que já nasceram utilizando a internet ou que assistem mais ao YouTube do que à TV a cabo convencional.

Os recursos do YouTube TV variam entre possibilidade de gravar programas ao mesmo tempo e transmitir a programação via smartphone, tablet ou computador. Também é compatível com dispositivos como Chromecast, algumas smart TVs, Xbox One e Apple AirPlay. E é possível dividir a assinatura com até seis pessoas, assim como no caso da assinatura do Spotify Premium Familiar, por exemplo.

YouTube TV tem grade variada e canais adicionais

Entre os canais a que os moradores dos EUA podem assistir diretamente em seus dispositivos com o YouTube TV estão ABC, CBS, FOX, NBC, ESPN, BBC, National Geographic etc. O serviço também tem opções on-demand, incluindo os canais Showtime e Fox Soccer Plus.

A adesão de milhares de assinantes impressionou por ter ocorrido em pouco tempo. Mas os números ainda são tímidos se comparados aos dos usuários da TV por satélite tradicional norte-americana. A DirecTV Now tem 1 milhão de clientes, enquanto a Sling TV, mais de 2 milhões de assinantes.

A estimativa dos serviços TV por assinatura não foi divulgada oficialmente pelo Google ou pela Hulu. No campo dos vídeos em streaming, o YouTube Red soma 1,5 milhão de assinantes, segundo estimativas não oficiais. Já o Hulu anunciou no começo do mês que seus serviços de transmissão de TV e da concorrente da Netflix somam 17 milhões de usuários. Atualmente, o YouTube TV está presente em 84 cidades dos Estados Unidos e custa US$ 35 mensais (cerca de R$ 113).