Cientistas da União Europeia planejam alterar rota de asteroide

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas da União Europeia planejam alterar rota de asteroide

(Fonte da imagem: Divulgação "European Space Agency")

A comunidade científica da Agência Espacial Europeia anunciou que está trabalhando em uma missão de “ensaio” para testar a possibilidade de se alterar o curso de um asteroide no espaço. Porém, não há motivos para pânico. Não há indícios de nenhum cometa em rota de colisão mortal com o nosso planeta.

Diferente da obra hollywoodiana de Michael Bay, a missão real para evitar um possível “Armagedom” do futuro vai se chamar “Don Quijote” e vai ser composta de dois satélites especiais: um deles vai ser responsável por se chocar com o asteroide em alta velocidade, o outro ficará na retaguarda, analisando os efeitos, além de confirmar se o curso do asteroide mudou ou não.

O provável alvo da missão “Don Quijote” será o asteroide “99942 Apophis”, com cerca de 500 metros de comprimento, e que tem a pequena chance de uma em 250.000 de colidir com a Terra em 2036. A Agência Espacial Europeia planeja fazer o lançamento dos dois satélites em 2015, felizmente, sem Bruce Willis e sua equipe de perfuradores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.