Aprenda a remover o WiFi da vizinhança da sua lista de conexões

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda a remover o WiFi da vizinhança da sua lista de conexões

Nem sempre é agradável ter o WiFi dos vizinhos aparecendo entre as redes disponíveis no seu computador. A menos que você seja muito próximo da vizinhança a ponto de compartilharem a senha do WiFi com você. Caso contrário, os nomes das redes podem atrapalhar na hora em que você vai se conectar.

Se você se incomoda, saiba que é bem fácil configurar as suas redes WiFi disponíveis no Windows 10: basta acessar o recurso do Prompt de Comando. Se você ainda não estiver muito acostumado com essa funcionalidade na versão mais recente do Windows, é só seguir nosso tutorial abaixo.

1. Na barra de pesquisa do seu Windows, pesquise por "prompt" e logo deve ser mostrada a opção Prompt de Comando.

2. Em seguida, clique com o botão direito para escolher a opção "Executar como administrador". Clique no botão "Sim" caso apareça a tela de controle de usuário pedindo sua confirmação para fazer alterações no computador.

3. Agora você vai precisar digitar o seguinte texto na tela do prompt de comando:

netsh wlan add filter permission=block ssid="REDE" networktype=infrastructure

4. Substitua a parte em que está escrito "REDE" pelo nome da rede correspondente que você não quer mais ver na sua lista de WiFi disponíveis. Não altere nenhuma outra parte do texto. Assim que finalizar, tecle "Enter".

5. Repita o procedimento para cada rede WiFi ao redor da sua casa ou do seu escritório que você deseja excluir. Não se esqueça de substituir o nome da rede, que deve permanecer entre aspas. O restante do texto não deve ser modificado, para que o comando realmente funcione.

Pode dar um pouquinho de trabalho inserir uma rede por vez, mas vale a pena não ter aqueles nomes esdrúxulos aparecendo na sua lista. Ainda que seja apenas para localizar a seu próprio WiFi mais facilmente, esse recurso quebra um galho.

Exibindo as redes WiFi bloqueadas

Se por algum motivo você quiser voltar atrás e restaurar as opções de exibição das redes, não se preocupe: o processo pode ser revertido. Isso também é válido caso você cometa algum erro, embora o procedimento seja muito simples. De qualquer forma, se você quiser exibir novamente as redes que escondeu no Windows 10, faça o seguinte:

1. Siga o mesmo procedimento que utilizamos para bloquear as redes indesejadas: na barra de pesquisa da Área de trabalho, digite "Prompt" e clique com o botão direito sobre o item para executar a tarefa como administrador.

2. Agora você deve digitar o texto a seguir para que as redes de WiFi ocultas sejam exibidas novamente:

netsh wlan set blockednetworks display=show

Dessa vez, não será preciso alterar nada no texto, basta copiar e colar.

3. Em seguida, pressione "Enter", e pronto: as redes ao redor de você que estavam bloqueadas vão aparecer novamente na lista de conexões disponíveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.