'Desafio do sabão': a primeira grande besteira da internet em 2018

1 min de leitura
Imagem de: 'Desafio do sabão': a primeira grande besteira da internet em 2018
Imagem: YouTube/CBSDFW

Vira e mexe a gente fica sabendo de algum desafio ridículo que algum desmiolado lançou na internet — e que surpreendentemente é aceito por um bando de pessoas mais desmioladas ainda! De acordo com Lindsey Bever, do The Washington Post, começou a circular mais uma dessas ideias sem pé nem cabeça — e agora a brincadeira consiste em consumir aquelas cápsulas de detergente para lavar roupa. Porque, né...

Pods de detergenteParecem apetitosos para você? (Chicago Tribune)

Péssima ideia

Segundo Lindsey, há uma porção de jovens consumindo os conteúdos dos pods como quem suga um daqueles “Xup Xup” de doce de leite (você se lembra deles?) e também fritando o produto em frigideiras, mastigando as cápsulas e cuspindo os conteúdos. E será que é preciso mesmo dizer que se submeter a esse tipo de desafio é uma péssima ideia?

Em todo caso, não custa nada reforçar, não é mesmo? Essas cápsulas, como todo mundo sabe, têm como missão remover manchas e a sujeira dos tecidos e contam com ingredientes como etanol, peróxido de hidrogênio (ou água oxigenada) e uma série de polímeros que podem ser altamente tóxicos para o nosso organismo. Portanto, a ingestão dessas substâncias é potencialmente perigosa.

Falta do que fazer...

Como geralmente se trata de produtos supercoloridos e chamativos, é comum que ocorram incidentes envolvendo crianças pequenas — que encontram as cápsulas e as levam à boca. Só nos EUA, foram registrados mais de 10,5 mil casos de pequenos com menos de 5 anos de idade que foram parar no hospital depois de consumir os detergentes acidentalmente, e entre os sintomas mais comuns estão dificuldade para respirar, vômito e perda de consciência.

Garoto burroPor quê? (Spectrum News Austin)

Além disso, em 2012, foram registrados oito casos de crianças com menos de 5 anos que vieram a óbito depois de ingerir os produtos. No caso dos adolescentes que decidiram aceitar o desafio, não pense que porque eles são maiorzinhos o risco de alguma complicação não existe!

Quem garante que a pessoa não sofre de algum problema de saúde que não foi diagnosticado ainda? Além disso, existe o perigo de, na hora de consumir o detergente, a pessoa acabe broncoaspirando o produto — e isso pode ocasionar uma série de problemas graves. Sendo assim, a gente não precisa nem dizer que esse desafio é uma péssima ideia e que ninguém deve se expor ao risco, né?

Novo desafio ridículo da internet: comer cápsulas de sabão para lavar roupa via Mega Curioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.