Quem vence? Aplicativo mostra qual é a melhor operadora na sua região

1 min de leitura
Imagem de: Quem vence? Aplicativo mostra qual é a melhor operadora na sua região

Escolher uma operadora nem sempre é uma tarefa muito simples, visto que os planos e pacotes de serviços costumam ser bem similares. E se você teve algum problema anterior com alguma delas, então as opções diminuem. Mas o aplicativo OpenSignal pode ajudá-lo nessa tarefa, pois oferece um critério bastante importante: a qualidade do sinal na sua região.

Se você precisar de uma conexão melhor instantaneamente, quando estiver fora de casa, por exemplo, o app mostra uma bússola que indica a direção onde o sinal de 2G, 3G ou 4G melhora. Você também pode realizar testes de velocidade para upload, download e latência. As funcionalidades não se limitam ao desempenho das operadoras: também é possível localizar hotspots de WiFi.

O aplicativo permite que você descubra qual operadora oferece o melhor sinal na sua área, por meio de indicação no Google Maps. As fontes de informação do app são as torres de telefonia e os dados obtidos por meio dos usuários do programa. O OpenSignal é gratuito e compatível com Android e iPhone, mas você também pode consultar a qualidade do sinal da sua operadora pelo site.

Assim como as informações compartilhadas com outros usuários ajudam o sistema a melhorar a base de dados, você também pode ajudar a comunidade. Isso acontece quando você segue a bússola do OpenSignal em direção ao melhor ponto de cobertura e divide suas descobertas com outros usuários do aplicativo. Como dissemos, o app utiliza o Google Maps, mas quem tiver algum problema que impede a utilização dele no smartphone pode solicitar outro tipo de mapa aos desenvolvedores.

Permissões para ajudar você a explorar melhor sua operadora

É possível controlar seu uso de dados a fim de não ultrapassar o limite do seu plano, mas para isso o OpenSignal precisa de permissões, como contatos e SMS. De qualquer forma, o aplicativo garante que nenhuma mensagem é lida ou acessada. Quem estiver interessado em colaborar mais ativamente com o progresso do aplicativo pode participar do programa Beta: basta entrar em contato com a empresa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.