Profissionais de comunicação e design geralmente têm que escolher uma fonte tipográfica que seja funcional e visualmente adequada para seus projetos (editoriais, web design, redes sociais, produtos, etc.).

Entretanto, essa tarefa nem sempre é tão simples, já que existe uma infinidade de formas e estilos. No caso de materiais impressos, esse trabalho torna-se ainda mais complicado, justamente por se tratar de um contexto off-line.

Mas isso já não é mais problema graças ao aplicativo gratuito What the font, disponível para celulares Android e iOS. Veja a seguir como usá-lo.

Como descobrir o nome de uma fonte tipográfica com o aplicativo What the font

Baixe o What the font na Play Store ou App Store. Quando o processo for concluído, siga estes passos:

Passo 1 – Abra o aplicativo em seu celular.

Passo 2 – Direcione a câmera do seu dispositivo móvel para a fonte que deseja encontrar. Então, pressione o botão central, localizado na parte central e inferior da tela.

Passo 3 – Selecione o texto com a fonte de seu interesse.

Passo 4 – Aguarde o processamento do aplicativo. Em poucos segundos, ele irá listar o nome da fonte.

É importante ressaltar que o app não irá fazer o download direto desses elementos. Ele apenas irá localizar seu nome e encontrar outras fontes que tenham formato semelhante ao pesquisado. Portanto, foi desenvolvido com intuito de facilitar o trabalho de diversos profissionais.

Fontes de texto também podem ser localizadas a partir de um computador

O recurso também pode ser acessado a partir de um PC ou notebook. Porém o processo pode ser um pouco mais demorado, o que torna o uso do aplicativo mais vantajoso. Afinal de contas, será necessário acessar o My fonts (em inglês), fazer upload ou inserir uma URL (com final .jpeg) que contenha a imagem da fonte buscada.

O site também é especializado em comercializar fontes tipográficas. Logo, nele é possível procurá-las, baixá-las e comprá-las (somente dólares). Ainda, o serviço disponibiliza amostras de aplicação desses elementos em diversos projetos e apresenta informações técnicas sobre a sua composição. Assim, é um recurso completo para quem lida sempre com esse tipo de objeto.

O que achou desse aplicativo? Dê sua opinião nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo: