Como aumentar ou diminuir a velocidade dos vídeos no YouTube

2 min de leitura
Imagem de: Como aumentar ou diminuir a velocidade dos vídeos no YouTube

Imagine a seguinte situação: você está assistindo a uma aula de matemática cheia de cálculos bem complicados no YouTube, ou simplesmente está revendo a melhor cena daquele filme de ação que você tanto gosta. Pode ser um pouco difícil conseguir prestar atenção nos detalhes de vídeos assim sem ter que ficar voltando o tempo inteiro, né? Bom, agora não é mais. 

Para essas situações, há uma ferramenta que permite alterar a velocidade de reprodução do vídeo, disponibilizada pelo próprio Youtube – e o melhor é que não é preciso baixar extensão nenhuma para alterar a velocidade de reprodução. A princípio, essa ferramenta só estava presente na versão web da plataforma.  

 

Contudo, na última atualização, o recurso foi disponibilizado também para os aplicativos do Youtube, permitindo ver vídeos com mais velocidade ou mais lentidão na versão mobile. Assim, fica muito mais fácil de assistir um vídeo mais rápido ou mais lentamente quando você não estiver com um computador por perto. 

A ferramenta de avançar ou retroceder os vídeos está disponível tanto na versão Web quanto naquela disponível para celulares. Confira como utilizá-la: 

No PC 

  • Abra o Youtube. 
  • Agora, faça uma busca e abra qualquer vídeo da sua preferência. 
  • Quando o vídeo começar, você verá um ícone de engrenagem, localizado na parte inferior da tela. Clique nele.

 

  • Um menu será mostrado com algumas opções. Clique em “Velocidade de reprodução”.

 Escolha a velocidade de reprodução que será usada no vídeo.

  •  Pronto!

Por padrão, fica selecionada a opção “Normal”. Caso você selecione alguma opção acima dessa, irá perceber que o vídeo será reproduzido mais rapidamente – sendo que o máximo é o dobro da velocidade de reprodução comum. 

Caso você simplesmente queira deixa-lo mais lendo, basta clicar em alguma das opções abaixo do item “Normal”. A regra também vale aqui, uma vez que o vídeo também só pode ser reproduzido com o dobro de lentidão. 

No Android 

  • Neste caso, é preciso ter instalado o app do Youtube. Instale-o na Play Store ou App Store.

  • No app, abra algum vídeo da sua preferência.
  •  Você verá que há os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela. Toque neles para abrir um menu. 

  • Nele, selecione o item “Velocidade de reprodução”.

  •  Agora, é só escolher se você irá deixar o vídeo até duas vezes mais rápido ou duas vezes mais lento.

 Na versão mobile, você irá perceber que a seleção padrão também é mantida na opção “Normal”. Caso você seja usuário do iOS, pode ficar tranquilo, pois os passos que mostramos aqui também valem para os aparelhos da Apple. Contudo, ainda assim é preciso ter o app do Youtube instalado nos seus dispositivos.

 Vale lembrar que acelerar ou reduzir a velocidade de reprodução de um vídeo pode deixar o áudio distorcido, com o som bem diferente do que era para ser originalmente. Mesmo assim, a  experiência ainda pode ser interessante.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.