O 5G vem aí: especificações padrão de hardware são aprovadas em reunião

1 min de leitura
Imagem de: O 5G vem aí: especificações padrão de hardware são aprovadas em reunião

Você aí vive reclamando da sua rede 4G ou ainda nem entrou nesse padrão? Então saiba que logo isso ficará ainda mais para trás: o padrão 5G de conectividade móvel ainda vai demorar, mas pesquisadores e executivos acabam de dar um passo importante na implementação dessa tecnologia.

Os membros do 3GPP (Projeto de Parceria de 3ª Geração, em tradução livre da sigla) definiram durante um encontro em Lisboa os padrões de especificações técnicas para equipamentos e redes do 5G. Com isso, fábricas e fornecedoras já sabem exatamente o que produzir e entregar — ou seja, equipamentos que transmitem e suportam essa rede, processadores e outros componentes podem começar a nascer.

Pelo que foi definido, o 5G terá bandas em espectro de baixa frequência entre 600MHz e 700MHz, médio alcance com 3.5GHz e alta frequência em 50 GHz.

Mas nem adianta se animar: os primeiros usos do 5G devem acontecer em 2019, com o consumidor tendo acesso a isso apenas algum tempo depois.

A meta da indústria era aprovar esses padrões ainda neste ano. Até junho de 2018, devem ser definidos os padrões do chamado Standalone 5G, que será o substituto da rede 4G LTE e vai aproximar ainda mais os consumidores desse serviço.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.