Notícias falsas circulam a todo momento na internet. Hoje em dia, encontrá-las não é uma tarefa difícil, porém algumas conseguem passar por filtros de segurança e manipular grande parte das pessoas. Foi isso que aconteceu em Londres, quando Oobah Butler, um escritor local, decidiu inventar um restaurante para burlar o TripAdvisor.

Os passos para enganar os filtros de segurança do avaliador foram os seguintes: Butler configurou uma conta para seu restaurante, chamado de “The Shed” colocando um número de telefone descartável para contato, não oferecendo endereço e explicando que era apenas um compromisso; chamou diversos amigos para elogiarem seus serviços e falsificou as fotos de comida utilizando produtos não comestíveis, como creme de barbear, tablets e até mesmo seus pés.

Fake

Depois de tudo pronto, o The Shed se tornou extremamente bem ranqueado no sistema, fazendo com que, segundo Butler, as coisas ficassem “um pouco fora de controle”. Ele ainda completa que começou a receber diversos telefonemas e emails com pessoas solicitando reservas, o que obrigou a justificar que o local “estava totalmente reservado para as próximas seis semanas”.

crítica

Mas a história não para por aí. O sucesso continuou crescendo, fazendo com que fornecedores de alimentos descobrissem seu endereço e enviassem diversas amostras grátis, pessoas pedissem emprego e empresas oferecessem seus serviços para ele.

Sem servir prato algum para qualquer cliente, inacreditavelmente o The Shed era o restaurante mais bem avaliado em Londres, mantendo-se na liderança por duas semanas seguidas.

Um grande final

Para finalizar todo o sucesso do inexistente restaurante, Butler decidiu organizar um jantar para alguns convidados no quintal da sua casa, servindo pratos congelados comprados na mercearia. Ele conta que alguns clientes se irritaram com a situação, mas outros ficaram entusiasmados e pediram, inclusive, uma segunda edição.

Quintal

E o TripAdvisor?

Em resposta ao golpe do escritor, o TripAdvisor justificou que a atitude dele não era prova de falta de segurança da sua plataforma, visto que serviu de incentivo para que ele criasse um restaurante.

A maioria das plataformas sociais buscam filtrar o que é real, deixando os “fakes” no limbo, mas nem sempre conseguem vencer todas as ideias. O que você achou da atitude de Butler? Deixe sua opinião nos comentários.

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