YouTube: você não precisa mais assistir vídeos inteiros até achar uma parte

1 min de leitura
Imagem de: YouTube: você não precisa mais assistir vídeos inteiros até achar uma parte

Imagine a seguinte situação: você chegou em casa e mal pode esperar para assistir a um vídeo sobre algum assunto interessante em seu computador. E eis que você encontra o conteúdo que queria, mas há um problema: o assunto do vídeo demora para começar. 

Se você utiliza o navegador Google Chrome, saiba que há uma extensão que vai facilitar a sua vida nesses momentos. Com a Invideo for Youtube, é possível pesquisar palavras e frases dentro do vídeo. 

Curtiu e quer testar a extensão? Confira abaixo como instalá-la e utilizá-la no Google Chrome do seu PC: 

  • Clique aqui para instalar a extensão.

  • Clique em “Adicionar ao Chrome”.
  • Uma janela vai aparecer. Nela, clique em “Adicionar extensão”.

  • Agora, abra um vídeo bacana no YouTube.
  • Você verá que, no canto inferior esquerdo do vídeo, aparecerá um botão verde com as palavras “Open Invideo”. Clique nele.

  • Uma janela vai aparecer ao lado do vídeo, com as frases transcritas.

  • Pronto! 

Legal, né? Caso você já tenha uma ideia da parte específica do vídeo que quer assistir, pode digitar algum trecho da fala da pessoa. Pode ser que a extensão não encontre a frase inteira, mas com certeza vai identificar as palavras-chave que você digitar. Se você encontrar alguma parte interessante na janela mostrada, é possível clicar na frase desejada para que o YouTube reproduza automaticamente o trecho. 

 

Considerando como o recurso é prático, seria ótimo se o YouTube tivesse alguma função parecida que fosse nativa. Então, por que será que isso ainda não está disponível? Acontece que a extensão utiliza as legendas dos vídeos, o que significa que o texto pode conter alguns erros. Além disso, você vai perceber que o recurso não funciona com vídeos que não são narrados — como um vídeo de um show, por exemplo. Mesmo assim, as coisas já vão ficar mais fáceis na próxima vez que você quiser assistir a uma aula, a um tutorial e a outros vídeos do tipo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.