IBGE confirma: a internet já é mais presente nos smartphones do que nos PCs

1 min de leitura
Imagem de: IBGE confirma: a internet já é mais presente nos smartphones do que nos PCs

O acesso à internet por meio de um dispositivo móvel já supera, em número, aquele realizado a partir de um computador doméstico. Quem traz essa informação é o novo módulo da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o PNAD. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis a cada domicílios brasileiros fazem isso por meio de um telefone celular.

Os dados são de 2016 e mostram que 63,6% dos domicílios brasileiros possuem algum tipo de conexão com a web. Desse total, 60,3% conta com acesso via celular, enquanto outros 40,1% acessam pelo computador, 12,1% via tablet, 7,7% pela TV e 0,8% por algum outro dispositivo.

Ainda de acordo com os dados revelados pelo IBGE na última sexta-feira (24), em 92,3% das casas brasileiras há pelo menos um telefone móvel, número quase três vezes superior aos 34,5% dos domicílios que contavam com uma linha de telefone fixo.

Região a região

Em termos regionais, a que apresenta a maior proporção de telefones móveis é a Sudeste, com 67,7%. Na sequência vêm a Centro-Oeste (65,7%), Sul (61,2%), Norte (53,3%) e Nordeste (48%). Em relação aos computadores, o sudeste também lidera: 49,2% dos domicílios contam com ao menos um PC. A sequência é composta por Sul (47,6%), Centro-Oeste (40,9%), Nordeste (26%) e Norte (20,9%).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.