Firefox usa recurso famoso do browser Tor para aumentar privacidade

1 min de leitura
Imagem de: Firefox usa recurso famoso do browser Tor para aumentar privacidade

Firefox vai implementar uma ferramenta já utilizada pelo Tor — navegador bastante utilizado por internautas que buscam privacidade para transitar pela dark web — para aumentar a privacidade dos usuários. Com a novidade, você poderá barrar a coleta de dados por meio do chamado canvas figerprint, utilizado por páginas construídas em HTML5 para renderizar imagens 2D e bitmap.

Todo mundo sabe que os cookies ajudam a rastrear o comportamento dos usuários da maioria dos browsers, que já há algum tempo oferecem a possibilidade de desabilitá-los. Contudo, os biscoitinhos não são os únicos elementos utilizados para monitorar suas atividades. Com a exploração do canvas fingerprint é possível extrair dados sem pedir permissão.

Ao abrir o Tor, por exemplo, você nota que anúncios e outras estruturas da site aparecem em branco ou “quebradas”, justamente por conta do bloqueio. A iniciativa da Mozilla faz parte das ações que a organização não lucrativa se engaja para oferecer mais liberdade e transparência. A expectativa é de que a nova versão do Firefox, venha com a opção para ativar essa barreira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.