Facebook, Google e Twitter devem dar depoimento ao senado norte-americano

1 min de leitura
Imagem de: Facebook, Google e Twitter devem dar depoimento ao senado norte-americano
Imagem: voxpol

Uma comissão do senado norte-americano está planejando investigar os algoritmos de Google, FacebookTwitter e de outras empresas que oferecer serviços na web segundo o Recode. Essa comissão estaria interessada em descobrir se as informações dos usuários estão realmente seguras e se essas empresas estão oferecendo resultados de busca e posts em feeds sem expressar nenhum tipo preferência tendenciosa.

Um dos senadores inclusive publicou um artigo no Medium questionando a boa índole dessa e de outras empresas do ramo. “Os consumidores podem ter certeza de que os resultados que eles veem no Google são realmente os mais relevantes. Os consumidores podem ter certeza de que as informações e notícias que encontram na internet e em redes sociais são apresentadas objetivamente e sem viés tendencioso?”, questionou Greg Walden.

Tomar algum tipo de ação contra as empresas? Forçá-las a mudar seus algoritmos? 

A comissão em questão quer respostas para perguntas como essas e deve fazer uma audiência no fim de novembro. Contudo, não sabemos qual é o real objetivo dessa reunião: tomar algum tipo de ação contra as empresas? Forçá-las a mudar seus algoritmos? Seja como for, ainda não foram revelados nomes de senadores que participarão dessa audiência nem quais empresas serão convocadas a prestar depoimento.

Mesmo não sendo oficialmente o foco desse encontro, espera-se que os representantes das empresas de serviços web sejam questionados sobre a possível interferência russa na opinião pública norte-americana com a disseminação de fake news durante o período eleitoral que levou Donald Trump à presidência do país.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.