Cientista transforma pele em dispositivo computadorizado

1 min de leitura
Imagem de: Cientista transforma pele em dispositivo computadorizado

Pele da mão vira dispositivo computadorizado controlado pelo toque. (Fonte da imagem: Kei Nakatsuma)

Dispositivo criado na Universidade de Tóquio permite que você use sua própria mão como controle de um computador. O sistema, apresentado na conferência de computação gráfica SIGGRAPH, trabalha com um sensor infravermelho em formato de relógio de pulso que deixa as costas da sua mão “sensíveis ao toque”, tal qual uma tela de tablet.

Desenvolvido por Kei Nakatsuma, pesquisador do departamento de Computação e Informação Física da universidade japonesa, o aparelho rastreia os movimentos feitos sobre a sua pele, fazendo com que ela funcione de forma semelhante a uma tela touchscreen. Dessa forma, você tem um computador aonde vai, e usá-lo é tão simples quanto coçar a mão.

Conforme declarou Nakatsuma ao site InnovationNewsDaily, “a vantagem de usá-lo nas costas da sua mão é que a pele oferece uma resposta tátil.” Assim, diferente de um dispositivo de base eletrônica, esse aparelho permite que você tenha mais controle sobre onde toca, pois usa o próprio corpo para tal ação.

Como o projeto ainda está em fase inicial, ele não ganhou nenhuma função muito clara, mas especula-se que possa ser usado para tarefas variadas, como gerenciar uma apresentação de slides ou para operar um telefone. De acordo com o InnovationNewsDaily, o pesquisador japonês usou o dispositivo como mouse durante a exibição no SIGGRAPH.

A fase atual do protótipo, no entanto, encontra problemas para funcionar sob luz solar, pois os raios do sol confundem o sensor. Por outro lado, novas possibilidades se abrem conforme o dispositivo é desenvolvido, e a redução de tamanho dos sensores pode proporcionar novas aplicações, como em braceletes mais discretos ou até mesmo em mangas de camisas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.