Doodle do Google celebra o Hip-Hop e ensina você a ser DJ

1 min de leitura
Imagem de: Doodle do Google celebra o Hip-Hop e ensina você a ser DJ

Era o início da década de 1970 quando uma revolução começava a acontecer na periferia de Nova York. A pobreza e a violência que assombravam os guetos de uma das cidades mais ricas do planeta forjaram um dos movimentos culturais mais amplos e significativos do século 20: o Hip-Hop. E hoje, o Doodle do Google vem contar essa história e, mais do que isso, ensinar você a se tornar um DJ.

Em 11 de agosto de 1973, o DJ Kool Herc organizava um encontro que entraria para a história. Com apenas 18 anos, o jamaicano que vivia em Nova York resolveu inovar durante uma de suas festas no Bronx e repetiu cortes da parte instrumental de uma canção em vez da faixa completa. Atônito, o público ficou ainda mais surpreso quando Coke La Rock, amigo de Herc e figurinha carimbada em suas festas, aproveitou o gancho e pegou o microfone para agitar a turma. O resto é história.

Hoje, 44 anos depois, o Google celebra as raízes do movimento Hip-Hop com um Doodle repleto de novidades. Além de uma logo especialmente criada pelo graffiteiro Cey Adams, a brincadeira inclui picapes interativas nas quais você vai aprender a ser um DJ como Grand Wizzard Theodore e Grandmaster Flash, apontados como os precursores dos scratches (aqueles sons típicos de discos sendo riscados).

Conquistas e mais história

E além de um tutorial completo e totalmente explicativo, com direito a legendas em português e tudo mais, o Doodle de hoje traz até mesmo conquistas desbloqueáveis para você aprender ainda mais sobre a história do Hip-Hop e os seus quatro elementos — o scratch, o graffiti, o break e o rap. São várias faixas à sua disposição, algumas clássicas e outras criadas pelo Google especialmente para o dia de hoje, então use a sua criatividade e coloque todo mundo para dançar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.