Veja como descobrir onde um site está hospedado

1 min de leitura
Imagem de: Veja como descobrir onde um site está hospedado

Descobrir a origem de um site pode ser muito útil. Existem ferramentas gratuitas disponíveis online que realizam esse processo de forma prática e rápida. Com elas é possível saber o nome da empresa que hospeda o site analisado, inclusive com a localização aproximada do servidor.

Para descobrir a empresa de hospedagem de um website, a página WhoIsHostingThis? pode ajudar:

1. Acesse a página whoishostingthis.com, digite o endereço URL do site no campo e clique em “Search”.

2. O nome do servidor no qual o site está hospedado vai aparecer. No exemplo, usamos o site do Instagram, e no resultado podemos constatar que o servidor é a Amazon.

Para descobrir o endereço (a sua localização geográfica)do servidor, use a ferramenta LocalizaIP.

1. Acesse o site localizaip.com.br, digite a URL do site no campo e clique no botão “Localizar”.

2. Usamos novamente a URL do site do Instagram, e o resultado foi que o servidor está localizado na cidade de Dulles, na Virginia (EUA), e o ponto indicado no mapa é uma localização aproximada.

Curiosidade: você sabia que hoje em dia já não é mais tão importante a localização do servidor quando falamos de tempo de resposta de um site? O tempo de resposta é basicamente quanto tempo demora para uma página e hoje em dia, graças ao CDN, é possível ter uma página aberta muito rapidamente mesmo que o servidor do seu site fique lá no Texas, Estados Unidos, como parte dos servidores da HostGator, que oferece uma das melhores hospedagem de sites do mundo.

Essa dica foi útil? Deixe um comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.