Queda brusca em número de páginas da Dark Web pode indicar fim da rede

2 min de leitura
Imagem de: Queda brusca em número de páginas da Dark Web pode indicar fim da rede

A Dark Web pode estar caminhando para a sua extinção. Ou, pelo menos, é isso que diz um levantamento feito recentemente na parte mais sombria da internet. O site Onionscan, através de uma ferramenta de varredura própria para essa área da rede, fez tentativas de acesso a um banco de dados bastante amplo de 30 mil endereços conhecidos dos usuários de navegadores Tor. O resultado da busca? Apenas 4,4 mil desses links estavam ativos, um número que representa cerca de 15% do total de páginas anteriormente disponíveis.

Com números tão expressivos, o portal norte-americano Gizmodo tentou especular o que estaria fazendo com que a Dark Web começasse a apresentar seus primeiros sinais de “cansaço”. Um dos pontos mais relevantes é que o protocolo que dá forma à rede – criado há um bom tempo pelas agências de defesa do governo dos EUA – não é exatamente amigável a novos visitantes. Isso porque manter a anonimidade e navegar pela web sombria com segurança exige certo patamar de conhecimento técnico do usuário.

Rede Onion pode estar em perigo

Além disso, a percepção de que essa internet escondida é composta apenas da escória da humanidade ou de serviços ligados ao crime afastam ainda mais possíveis visitantes na rede – o que talvez diminua o número de novas páginas surgindo para suprir as que fecham ou são abandonadas. Apesar de esses serem pontos válidos para que a Dark Web não cresça, há fatores bem mais importantes para que tenha havido uma queda tão brusca na disponibilidade dos sites dentro das rotas Onion: o fechamento de grandes servidores.

O grande baque, no entanto, foi a derrubada do Freedom Hosting II

O encerramento do cliente de emails SIGAINT, por exemplo, o mais popular da Dark Web, deixou um vácuo bem grande na troca de mensagens na rede. O grande baque, no entanto, foi a derrubada do Freedom Hosting II, uma das grandes plataformas de hospedagem nessa parte da internet. O serviço foi invadido em janeiro deste ano e revelou-se que havia uma quantidade obscena de pornografia infantil armazenada em seus servidores. Como consequência, sua queda levou mais de 10 mil páginas para a morte certa.

Esperança no escuro?

Felizmente, para os adeptos da Dark Web, parece haver um tipo de luz no final do túnel no futuro próximo. Isso porque o próprio Onionscan pretende disponibilizar uma ferramenta que vai permitir que qualquer usuário hospede site de forma anônima e segura na rede – uma boa evolução para um sistema que era extremamente complicado até então.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.