Como usar o Google Reader

6 min de leitura
Imagem de: Como usar o Google Reader

A internet vem se atualizando diariamente e junto a isso, as facilidades para aproveitar seu conteúdo estão cada vez maiores. Falando em conteúdo, sem dúvida, a internet é um lugar onde é possível encontrar tudo – ou quase tudo – sobre qualquer assunto. Como a rede vem se modificando, são cada vez mais visíveis e presentes no nosso dia-a-dia novas formas de interação com os sites que visitamos. Hoje já é possível constituir um serviço apenas com conteúdo enviado pelos usuários, como, por exemplo, o YouTube.

Google Reader.Como a internet possui dimensões estratosféricas, nem sempre é possível se manter atualizado com o conteúdo de todos os nossos sites prediletos. Felizmente, para aqueles que adoram saber de tudo, um serviço inovador está disponível para que sempre que algum site publique uma novidade, seus usuários sejam informados em primeira mão. Este serviço se chama Feeds. Para você saber mais sobre o assunto, leia o artigo “O que são Feeds”.

Para que você possa receber as atualizações dos seus sites preferidos, é necessário se inscrever em um Leitor de Feeds RSS. Há inúmeras opções de programas que executam esta tarefa, mas há um – da poderosa Google – que merece atenção: o Google Reader. Neste artigo, você vai aprender como usar a maioria das funções do leitor RSS mais usado pelos fanáticos por notícias e novidades ou pelos que apenas querem estar ligado em tudo o que está acontecendo.

Você é cadastrado?COnta Google.

Para que você possa usufruir do Leitor de Feeds, é preciso possuir cadastro, porém isso vale para qualquer outro serviço da Google. Se você já tem, pode ficar tranqüilo, mas se não tiver, é muito fácil e rápido se cadastrar. Para se cadastrar, abra a página do Google Reader e clique em “Criar uma conta Google”. 


Primeiros passos

Assim que entrar no serviço, é possível observar que há um grande espaço em branco no centro da tela e algumas opções localizadas do lado esquerdo e, é com elas que você vai começar a dar os primeiros passos. A lógica de um leitor de Feeds é simples, pois tudo o que você precisa fazer é cadastrar um site – desde que ele ofereça este serviço – e começar a receber suas atualizações em um só lugar.

Adicionando conteúdo

Escolha uma assunto.

Para inserir um site no seu leitor, em primeiro lugar, clique no botão “Adicionar inscrição”. Uma pequena barra de busca será exibida e, nela, é possível digitar a URL da página que você deseja se inscrever ou digitar algum conteúdo do seu interesse, por exemplo, informática.


Logo após digitar uma palavra-chave ou colar a URL, uma lista com todos os resultados da busca serão exibidos no centro da tela. Para se inscrever no serviço de RSS de algum site, clique em “Inscrever-se”. E pronto! Aquela página já está sintonizada com o seu Google Reader, ou seja, toda a vez que ela receber uma atualização você será informado sobre o novo conteúdo.

Insecreva-se no site.

Crie suas pastas de conteúdo

Na hora de inserir um site no leitor RSS você pode optar por criar pastas relacionadas ao assunto de cada página e, desta forma ter sempre suas novidades agrupadas e organizadas por tema. Para realizar esta ação não há segredo, porque assim que você inscrever um site, um botão escrito “Adicionar uma pasta” é exibido.

Crie pastas.

Clique nele para criar arquivos correspondentes a cada assunto de seu interesse. No caso do Baixaki, um exemplo de pasta é “Informática”, mas você pode criar sobre qualquer outro tema.O que vo^ce não leu.

Após esta ação, tudo o que você adicionar como Feed ficará disponível do lado esquerdo da tela como se fossem atalhos. Repare que há números ao lado de cada página, isso significa que aquele é o número de itens não lidos.
 
Suas configurações


Como qualquer serviço, no Google Reader é possível configurar algumas opções de acordo com sua preferência, por isso, há alguns menus localizados do lado esquerdo da tela. A partir deles, é possível conferir todas as suas notícias, compartilhar Feeds com observações feitas por você e conferir como é o seu hábito ao utilizar o leitor.

Configure seu leitor.

Para começar, vamos falar sobre o menu “Todos os itens”. Ao clicar nesta opção, você pode observar todas as notícias que você já recebeu em ordem cronológica e o número ao lado desta opção também simboliza a quantidade de novos Feeds recebidos. Como dito anteriormente, neste menu você pode ler todas as novidades enviadas à você, porém você pode escolher como quer visualizá-las indo até a opção “Mostrar: Expandida – Lista”. Confira a baixo como é a visualização em cada uma das opções.

Visualização expandida

 Visualização Expandida

Visualização em lista.

Visualização Lista

No menu “Itens com estrela” você pode ver ou rever todas as notícias recebidas que você marcou como favoritas, ou seja, as melhores reportagens, notícias, artigos ou posts. Para sinalizar um Feed com estrela, repare que ao lado de cada um, há uma estrela em segundo plano. Para definir aquele Feed como favorito, clique sobre a estrela e, automaticamente, ele será inserido neste menu.

Estrela.

Suas coisas

Na área “Suas coisas” também há mais opções de configurações e menus para aproveitar mais e melhor o serviço da Google. Na opção “Itens compartilhados”, é possível conferir todos os Feeds que você compartilhou com mais usuários do serviço. Para compartilhar notícias, repare que há links abaixo de cada Feed e, com eles você pode realizar várias tarefas, como: Marcar com estrela, Compartilhar, Compartilhar com observação, email, Manter como não lido e Editar Tags.

Edite seus feeds

Na opção “Compartilhar”, você permite que mais usuários leiam seus Feeds prediletos e em “Compartilhar com observação” você disponibiliza seus Feeds, porém pode emitir um comentário sobre ele.

Comentarios.

No menu “Observações” você pode ver tudo o que você já comentou em seus posts e compartilhou com os usuários do Reader. Na opção “Tendências”, é onde você pode analisar seu comportamento em relação ao uso do serviço, ou seja, através de gráficos e estatísticas você acompanha quais assuntos são mais interessantes para você, o número de inscrições novas ou as estatísticas de Feeds lidos.

Estatísticas
 
Com quem você pode compartilhar

Em “Configurações de compartilhamento”, você pode definir quais seus contatos – do Gmail – podem, ou não, receber Feeds enviados por você. Clique nesta opção, configure e selecione as pessoas que merecem saber de todas as novidades que você recebe.

Divida com quem quiser.

Não gostou do nome? Então mude

Geralmente os sites que fornecem inscrições em serviços de RSS possuem nomes semelhantes, mas conteúdo diferente, por exemplo, o Baixaki e o Baixaki Jogos. Se você desejar alterar o nome “Baixaki Jogos” para “Jogos do Baixaki” você pode, basta clicar em “Gerenciar inscrições” – bem no fim da página do lado esquerdo. Uma tela igual a esta será aberta:

Mude o nome do feed.

A partir dela, você pode alterar o nome do Feed, apagá-lo, alterar a pasta a qual ele pertence, por exemplo. Se você já possui inscrição, em outro leitor de Feeds, mas quer mudar para o Google Reader não tem problema, basta clicar em “Configurações” e abrir a aba “Importação e exportação” e seguir as instruções dadas pelo serviço.

Sem dúvida, os Feeds RSS ajudam – e muito – a vida de qualquer internauta, pois o tempo gasto na verificação de novos conteúdos em cada site que nos interessa, de fato, consome muito tempo. Com um leitor de RSS você não precisa mais se preocupar em acessar todos os dias as páginas que você mais gosta atrás de novidades, pois com este tipo de serviço, as novidades vêm até você. Aproveite que a Google disponibiliza um ótimo leitor de Feeds RSS totalmente gratuito e não perca mais nenhuma novidade dos seus sites preferidos.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.