Nem todo mundo sabe disso, mas é graças a gigantescas estruturas de redes submarinas que nós conseguimos nos comunicar com servidores e sistemas espalhados por todos os continentes. Agora, uma nova rede dessas vai ser construída para agilizar as comunicações entre Estados Unidos e a Ásia — sendo ligados a grandes estruturas em Los Angeles e Hong Kong.

Trata-se de um projeto chamado "The Pacific Light Cable Network (PLCN)", que será liderado por Google, Facebook, Pacific Light Data Communication e TE Subcom. No total, a construção vai contar com 12.800 quilômetros de fibras de transmissão e capacidade para a transferência de dados em velocidades que chegam aos 120 Tbps.

De acordo com um comunicado publicado nesta semana, este projeto pode construir a rota transpacífica de maior capacidade já vista. É esperado que a rota esteja em operação em 2018, sendo um grande auxílio para as transmissões de dados do Facebook e também do Google Cloud Platform. Segundo a CNET, esta já é a sexta rota submarina que recebe investimentos da Google.

Cupons de desconto TecMundo: