Facebook e Twitter se unem à Google para combater notícias falsas na web

1 min de leitura
Imagem de: Facebook e Twitter se unem à Google para combater notícias falsas na web

Criada em junho de 2015 pela Google, a First Draft Coalition (FDC) é uma organização que tem por objetivo combater a disseminação de hoax na internet – histórias ou notícias falsas que geralmente funcionam como click baits (armadilhas para atrair cliques).

Mortes de celebridades, descobertas científicas mirabolantes e teorias conspiratórias sem nenhuma base científica sólida são apenas alguns exemplos populares de hoax que, hoje em dia, se espalham rapidamente pela rede com pouco controle. Afinal de contas, muitas pessoas inocentes acreditam na premissa “se está na internet, então é verdade”.

Uma boa notícia para aqueles que odeiam correntes e boatos é que, recentemente, o Facebook e o Twitter se uniram à FDC, o que significa que o conteúdo publicado nessas redes sociais deve começar a ser monitorado por uma curadoria. Denúncias diretas de usuários também farão parte da iniciativa, e esse controle mais rígido deve fazer com que hoax absurdos tenham menos chances de se espalharem indiscriminadamente na web.

Censura?

É importante salientar que a FDC não é uma organização de censura e que grandes empresas de notícias e jornalismo responsável fazem parte da iniciativa, como Al Jazeera’s AJ+, Breaking News, International Business Times UK, Reveal project, Euronews, Amnesty International, European Journalism Centre e American Press Institute.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.