A operadora de telefonia francesa Orange criou um protótipo de camiseta que utiliza o som para carregar aparelhos celulares. Batizada de Sound Charge, a camiseta não é em si uma revolução, e sim uma maneira nova de aproveitar uma tecnologia já existente: a piezoeletricidade (resumidamente, uma maneira de transformar vibrações em eletricidade).

A camiseta usa o filme piezoelétrico, comumente encontrado em alto-falantes, como microfone para captar e transformar ondas de som em cargas elétricas. Essa energia é primeiro armazenada em uma bateria para depois ser enviada ao smartphone. O filme pode ser removido para que a camiseta seja lavada normalmente.

Essa peça do vestuário foi escolhida por ser um item comum do dia a dia e também por ter uma grande área de recepção de ondas. A camiseta foi pensada para recarregar diferentes modelos e marcas de smartphones.

Testes em Glastonbury

A novidade será testada no Glastonbury Festival, que acontece em julho, por um motivo simples: não vai faltar som para converter em energia. A estimativa é de que o áudio fique na média dos 80 dB durante o festival. No vídeo de divulgação da Orange Sound Charge, foi mostrado um celular sendo carregado por uma música ambiente mais ou menos nas mesmas condições do festival.

Andrew Pearcey, da Orange, afirmou que “a tecnologia pioneira pode mudar o carregamento de dispositivos móveis em ambientes onde soluções ecológicas precisam ser encontradas. Pode até mesmo influenciar tendências de moda, com designers integrando essa solução em suas peças”.

Não é a primeira vez que a Orange propõe a utilização de peças de vestuário para obtenção de energia. Em 2010, eles criaram botas que carregavam celulares com o calor de quem as calçava.

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