Parabéns, internet! Primeiro site completa 25 anos no ar

1 min de leitura
Imagem de: Parabéns, internet! Primeiro site completa 25 anos no ar
Avatar do autor

A internet completou 25 anos no sábado (06). O primeiro site a fazer parte da World Wide Web (WWW), o W3, foi um conceito desenvolvido no dia 6 de agosto de 1991 pelo físico britânico Tim Berners-Lee. Será que hoje, 25 anos depois, ele já sabia que a internet seria o principal meio de comunicação e automação da humanidade?

Vale notar que sim, na época, vários computadores já se conectavam. Porém, tudo isso acontecia por meio de linhas telefônicas. O W3 foi o primeiro site que entrou no ar com um servidor e o padrão HTTP (HyperText Transfer Protocol). Se você quiser dar uma olhada nele, o site ainda está no ar — basta clicar aqui.

Berners-Lee não recebe apenas os louros de ser a pessoa que levantou o primeiro domínio em HTTP, mas também foi o desenvolvedor do primeiro navegador e dos primeiros padrões básicos (protocolo de transmissão e linguagem de programação HTML).

86% das companhias com mais de dez trabalhadores está presente na internet

"O que fiz, qualquer um poderia ter feito", comentou Berners-Lee. "A ideia de lançar a Wolrd Wide Web era como jogar um palito de fósforo em um celeiro cheio de palha. A web se espalhou porque muitas pessoas contribuíram fortemente para que ela fosse aceita".

Ainda, o criador comentou que "a internet deve ser um espaço universal – não devemos excluir área alguma. Muitos perguntam: 'você não fica decepcionado ao ver tanta besteira na web?' Mas ninguém é obrigado a ler tudo aquilo. A internet é, no geral, apenas um reflexo da vida."

Apenas como noção, segundo a Federação Alemã das Empresas de Informação, Telecomunicação e Novas Mídias (Bitkom), 86% das companhias com mais de dez trabalhadores está presente na internet. Ou seja, fora dela, você praticamente não existe.

Fontes

Categorias

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Parabéns, internet! Primeiro site completa 25 anos no ar