Organização sem fins lucrativos lança foguete

1 min de leitura
Imagem de: Organização sem fins lucrativos lança foguete

 

(Fonte da imagem: Copenhagen Suborbitals)

Um grupo de entusiastas espaciais da Dinamarca, denominado Copenhagen Suborbitals, lançou um foguete não tripulado, para voos individuais, da sua plataforma construída sobre o mar, na última sexta-feira (3). A organização sem fins lucrativos gastou 42 mil libras (equivalente a, aproximadamente, R$ 110 mil) na construção da espaçonave e espera que a invenção leve seres humanos ao espaço.

 

A primeira tentativa de decolagem do foguete, um ano atrás, foi malsucedida devido à quebra de um secador de cabelo – usado para aquecer algumas peças do veículo. Desta vez, segundo o site New Scientist, o lançamento teve completo sucesso, não apresentando qualquer falha durante o processo de propulsão. Entretanto, o seu retorno à superfície, com queda programada no oceano, apresentou algum problema com o mecanismo de abertura do paraquedas.

(Fonte da imagem: Copenhagen Suborbitals)

O objetivo dos pesquisadores era que o foguete alcançasse uma altitude de 15 km. Todavia, ainda não foi informado se esse valor foi realmente atingido. Em entrevista ao canal 2 da TV dinamarquesa, Peter Madsen, um dos responsáveis pelo projeto, afirmou estar muito feliz com o voo. "Nós escrevemos um pequeno pedaço da história", acrescentou Kristian von Bengtsen, outro integrante da Copenhagen Suborbitals.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.