O primeiro Doom agora é mais leve que a média dos sites na internet

1 min de leitura
Imagem de: O primeiro Doom agora é mais leve que a média dos sites na internet

O clássico jogo de tiro em primeira pessoa Doom, lançado em 1993 e que revolucionou os games para computador, era complexo para a época. Só que agora, 23 anos depois, ele é fichinha no mercado: de acordo com estatísticas, ele foi "superado" em peso pela maioria das páginas em toda a internet.

A estatística é do site Mobiforge, que coletou dados do HTTP Archie e já havia feito a previsão há algum tempo: o tamanho das páginas médias na internet ultrapassaria Doom em breve. Em janeiro de 2016, isso finalmente aconteceu.

Doom é um jogo de tiro em primeira pessoa com várias fases e uma engine renderizada em 3D considerada moderníssima para a época, com mapas, sons e gráficos bem diferentes entre si. Ao todo, ele pesa 2,3 MB — um valor irrisório para os dias de hoje, mas algo pesado para a época. Agora, em média, sites que possuem mais de uma página já ultrapassam esse valor.

O que isso nos diz sobre o futuro

O estudo traz um dado bem interessante sobre o "crescimento" da internet. De acordo com os dados, o top 10 sites em acesso estão cada vez mais leves — o que significa que a otimização de dados de grandes portais está cada vez mais bem feita, permitindo que eles não sejam tão pesados mesmo cheios de conteúdo.

Só que o oposto se aplica aos sites "médios", que crescem em tamanho a uma proporção assustadora, permitindo a ultrapassagem do primeiro Doom. Será que estamos mesmo usando bem o gerenciamento de dados da rede?

Você acha que os sites hoje em dia estão pesados demais? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.