Google pretende expandir plano para levar internet a Cuba, diz Obama

1 min de leitura
Imagem de: Google pretende expandir plano para levar internet a Cuba, diz Obama

O presidente dos EUA, Barack Obama, desembarcou em visita histórica na tarde do último domingo (20), em Cuba. Ao firmar também simbolicamente as relações diplomáticas com o país, o norte-americano tratou de deixar claro que este é apenas “um primeiro passo” – medidas para a remoção do embargo comercial estabelecido sobre a ilha durante a Guerra Fria não deverão ser tomadas ainda pelo Congresso, que é dominado pelo Partido Republicano.

Ainda assim, Obama destacou que a nação liderada por Raul Castro deverá, ao menos, se tornar mais conectada: segundo observou o político dos EUA, somente 5% da população cubana têm acesso à internet – o que está prestes a mudar, uma vez que a própria Google anunciou o desenvolvimento de um plano para a expansão da rede em Cuba.

O embargo comercial estabelecido durante a Guerra Fria pelos EUA ainda pesa sobre a ilha

“Uma das coisas que estamos anunciando é que a Google tem um acordo para começar a criar mais pontos de acesso à banda larga e ao WiFi na ilha”, disse Obama, conforme informa o ABC News. Em julho de 2014, um executivo da Google visitou a ilha com a intenção de negociar planos para melhoria de acesso à internet; no mês seguinte, se deu então início às discussões sobre a expansão da rede no país.

'Este é apenas um primeiro passo', disse o presidente dos EUA

Ainda no ano passado, o primeiro ponto de WiFi “público” foi inaugurado em Cuba (no entanto, o custo do serviço, de cerca de R$ 16 por hora, acabou se mostrando caro demais à maioria da população). Para 2016, a instalação de redes de banda larga domésticas deverá ser feita pela fornecedora de serviços de internet do país em algumas regiões de Havana. Nenhum comentário foi feito pela Gigante das Buscas até o momento.

Vale observar que as relações entre EUA e Cuba vêm se intensificando há mais de um ano, quando ambos os governos decidiram reatar ao menos seus laços diplomáticos. 

...

O acesso à internet via banda larga deveria ser um direito fundamental da população mundial do século 21? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.